
Representantes do Parlamento do Idoso conhecem as instalações da ALESP.
Acompanhados da vereadora Raquel Picelli e coordenadores, o Parlamento do Idoso viajou até a cidade de São Paulo na última quinta-feira, 23, para conhecer as instalações da Assembleia Legislativa.
Os vereadores e suplentes puderam apreciar a Mostra Individual Suspensa, conhecer o Hall Monumental, as salas e o Plenário Juscelino Kubitschek, onde aprenderam como funciona o Legislativo, o andamento da Sessão Ordinária e o Pequeno e Grande Expediente.
Raquel Picelli convidou o deputado estadual Carlos Neder para uma conversa com os idosos, na qual foi discutida as necessidades urgentes das pessoas de terceira idade.
Em sua fala, Raquel destacou o trabalho feito no Parlamento e a continuidade dele, “Quando os representantes não podem mais se candidatar, eles podem participar do Fórum do Idoso e revindicar seus direitos.”
No encontro, a vereadora e os idosos deixaram um Ofício com um pedido de emenda de um ônibus panorâmico com dois andares para transporte dos idosos aos seus compromissos sociais. O deputado comprometeu-se em analisar os pedidos dos idosos e juntos acharem as resoluções para as proposituras.
A convite da vereadora Maria do Carmo Guilherme, os idosos encontraram o deputado estadual Cássio Navarro, que salientou a importância do trabalho do Parlamento do Idoso e suas proposituras, além de expressar a sua vontade em trazê-lo como exemplo para a ALESP.
O Parlamento do Idoso de 2016 contou com a coordenação de Dr. Ricardo Penteado, Deborah Regina Pereira, Deise Tomaz do Nascimento e Nathália Christofoletti, encerrando suas atividades parlamentares na última semana.
Encerramento da Edição
Na semana passada o Parlamento do Idoso – Gestão 2016 realizou a cerimônia de encerramento de suas atividades, recebendo autoridades e representantes do Poder Legislativo e Executivo no Plenário da Câmara Municipal.
Compondo a mesa diretiva, a presidente do Parlamento do Idoso, Maria Aparecida Seneme Iamondi; a 1ª secretária, Valderez Aparecida Correa; a 2ª secretária, Jandyra Naitzke Aily; as autoras do Decreto Legislativo que institui o Parlamento do Idoso, Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme; o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Rio Claro, José Luiz Riani Costa; a assessora de Políticas para a pessoa Idosa, Lucia Nunes e a representante da secretaria de Educação, Zinia Maria Nunes.
Na tribuna de honra, o assessor do deputado federal Aldo Demarchi, Ivan Castanho; o diretor de políticas especiais, Luiz Carlos Rezende; a assessora do vereador Geraldo Voluntário, Maria Célia Pinheiro Campos; Antônio Carlos Riani Costa e os coordenadores do Parlamento do Idoso, Dr. Ricardo Penteado, Deborah Regina Silva Pereira e Deise Tomaz do Nascimento.
Emocionados, os representantes do Parlamento discursaram e agradeceram a oportunidade dada pelo Legislativo, reconhecendo que são representantes de um grupo que precisa de leis como esta para conseguir seu espaço, além da visibilidade e amizades conquistadas no curto espaço de tempo em que passaram juntos.
A vereadora Raquel Picelli salientou a importância da continuidade do Parlamento do Idoso, “A Lei hoje tem vida e completa o seu quarto mandato, o Parlamento do Idoso fica simbolicamente na história de Rio Claro. O idoso existe, tem vez e sabe o que quer”.
Maria do Carmo Guilherme lembrou de Padre Augusto Casagrande, que sempre lutou pelos direitos dos idosos, além de comentar a importância da Lei para os representantes do município: “O parlamento do idoso é uma ferramenta que vocês possuem na mão, saibam usá-la”.