- Homenagem, Notícias

Câmara Municipal presta homenagem para Cida Bilac em noite marcada por emoção e saudade

Compartilhe:

Em uma Sessão Solene marcada pela emoção e boas lembranças, foi denominada na noite desta terça-feira, dia 21, de Maria Aparecida Bilac Jorge – Cida Bilac – a biblioteca da Câmara Municipal de Rio Claro. A iniciativa foi da vereadora Raquel Picelli, por meio de projeto de Decreto Legislativo.

Fizeram parte da mesa diretiva, o presidente do Legislativo João Zaine, a vereadora Raquel Picelli, o representante do prefeito, Drº Gustavo Perissinoto, a superintendente do Arquivo Público Maria Teresa de Arruda Campos, a professora Terezinha de Jesus Pimentel Vianna (dona Zuza), Maria Beatriz Bianchini Bilac e o professor José Antonio Carlos David Chagas. Estiveram presentes também autoridades como ex-presidente da Câmara Municipal Manoel José Silva , familiares e ex-alunos de Cida Bilac.

A vereadora Raquel Picelli relatou que aquela noite era um momento histórico que valorizava uma das mulheres mais fantásticas que Rio Claro já teve. “Fico muito honrada com a oportunidade que tive em apresentar este projeto de lei que presta uma justa homenagem para Cida Bilac. Esta professora que amou Rio Claro e é exemplo de civismo e princípios.”

Maria Beatriz Bianchini Bilac fez uma breve explanação em nome da família,  reinterou o amor de Cida Bilac pela cidade e lembrou que foi o Arthur Bilac (pai de da professora Cida) quem criou a expressão “Cidade Azul”, que identifica o município nacionalmente.

José Antonio Carlos David Chagas fez a leitura de um discurso ímpar, cheio de simbolismos, lembranças,amor e saudades. Teve como objetivo transmitir ao público a mulher extraordinária e a professora formidável que foi Cida Mulher, além de enfatizar a paixão por Rio Claro. “Ela é Cida (de) Azul”, relatou Chagas em trocadilho perfeito.

O presidente João Zaine destacou que a biblioteca passou por uma revitalização e reformulação, contendo livros 5.300 títulos, sendo a maioria de direito, literatura e filosofia. Para falar um pouco de Cida Bilac, Zaine leu Cecília Mierelles com a “a arte de ser feliz”.

Após as falas a, Maria Beatriz Bianchini Bilac fez a assinatura de doação de um quadro de Cida Bilac que pertencia ao acervo da família e que a partir da última terça-feira está exposto na Biblioteca do Legislativo de Rio Claro.

Para finalizar a solenidade, todos foram em frente a biblioteca para fazer o descerramento da placa com o nome de Cida Bilac.