- Educação, Esporte, Notícias

Com ações ambientais, esportivas e culturais olimpíada escolar recebe ‘medalha de ouro’

Compartilhe:

Alunos das 12 escolas participantes da Olimpíada Ambiental foram premiados no Centro Cultural

A premiação da Olimpíada Ambiental, competição que conta com atividades esportivas, culturais e ambientais, realizada no Centro Cultural Roberto Palmari, na noite de terça-feira, 14, retratou o que foi a segunda edição: sucesso absoluto!

Representantes das 12 escolas participantes, acompanhados dos seus respectivos pais, lotaram os dois pavimentos do Centro Cultural à espera das medalhas que simbolizam a vitória fruto do esforço individual ou coletivo.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, João Zaine salientou que a Olimpíada Ambiental está alinhada como a competição denominada Colégio contra Colégio realizada há mais de 40 anos. “Recordo-me com alegria daquela época. A grande final era realizada no Ginásio de Esportes Felipe Karam”, disse Zaine diante dos estudantes.

Com base nesta competição escolar, em 2009, primeiro ano da atual legislatura, Zaine apresentou o projeto denominado “Mãos que semeiam”. No ano seguinte, em 2010, o parlamentar apresentou projeto que criou as Olimpíadas Escolares. “Fico feliz de ver que o trabalho deu bons frutos”, acrescentou o presidente da Câmara ao enfatizar que a Olimpíada Ambiental, projeto apresentado junto com Maria do Carmo Guilherme, trata-se de um aprimoramento do trabalho iniciado há cerca de quatro anos já que inclui ações culturais e ambientais.

Na mesma rota, Maria do Carmo parabenizou as 12 escolas que aceitaram participar da Olimpíada Ambiental. “As apresentações culturais realizadas aqui no Centro Cultural mostraram o empenho destes alunos e educadores. Independente da colocação, todos são vitoriosos já que a conscientização, principalmente na área ambiental, foi trabalhada de forma exemplar”, disse. Pela Câmara Municipal também estiveram os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli, Geraldo Voluntário e Professor Dalberto Christofoletti.

Para o prefeito Du Altimari, a competição possibilita a integração entre alunos que integram a mesma geração. “Cria-se um laço que fica para o resto da vida. Daqui a 30 anos, essas pessoas vão se encontrar pela cidade e lembrar que participaram deste momento único”, comentou.

Com o objetivo de abordar questões relacionadas ao meio ambiente, além de estimular o convívio saudável entre as escolas nas práticas esportivas a Olimpíada Ambiental contou com as seguintes modalidades esportivas: futsal, voleibol, queimada, atletismo, xadrez, bandeja e boliche adaptado nas categorias feminino e masculino. Também foram realizadas provas ambientais e culturais. A organização foi das Secretarias Municipais de Educação e Esporte com apoio das demais.