
Vereadores com representantes da enfermagem e do COREN no Plenário do Legislativo
Acompanhados de Luciano Rodrigues, que responde pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, o Coren, representantes da categoria no município estiveram reunidos com parlamentares na tarde de terça-feira, 7, no Plenário da Câmara. O grupo foi recebido pelo presidente João Zaine, demais vereadores Dalberto Christofoletti, Maria do Carmo Guilherme, Geraldo Voluntário e Juninho da Padaria e pelas assessorias de Raquel Picelli e José Pereira dos Santos.
Na oportunidade, Rodrigues informou que 186 municípios paulistas já adotaram medidas, via projetos de lei complementares, reduzindo a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. O conselheiro salientou, ainda, que o assunto está na pauta de outras 106 cidades, entre elas Rio Claro, as quais criaram comissões de funcionários com o intuito de ampliar a discussão na esfera política.
Na avaliação do presidente João Zaine a presença dos profissionais de enfermagem no Legislativo demonstra que a categoria está unida para apresentar os motivos pelos quais que levam a defesa da redução da jornada de trabalho bem como concentram esforços para que de forma correta possam obter êxito no pleito.
“A reivindicação é justa já que entre os itens apontados pelos profissionais estão a necessidade de carga horária que possibilite a realização de cursos de qualificação profissional, a realização da terceira jornada no lar e principalmente a melhora nas condições de atendimento ao público em área tão vital do sistema público de saúde”, observou.
A categoria observou que no município uma parte dos profissionais, como psicólogas e terapeutas ocupacionais, já foi contemplada com a carga horária de 30 horas. “Defendemos um tratamento igual. Hoje, o setor de enfermagem responde por 70% dos serviços realizados no país via Sistema Único de Saúde, o SUS”, disse Luciano Rodrigues.
No encerramento do encontro, Luciano Rodrigues observou que a categoria busca inicialmente levantar o impacto financeiro causado pela mudança proposta, na seqüência apresentação do mesmo à administração municipal para que na terceira etapa o projeto possa ser enviado à Câmara.