Na tarde desta quarta-feira,dia 1, aconteceu reunião entre a vereadora Raquel Picelli, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosana Altimari e representantes do Banco de Leite, Fundação Municipal de Saúde, Santa Casa, Proama, Sepladema, Assessoria do Idoso e Conselho dos Direitos da Mulher, Secretaria de Agricultura e Doulas, para tratar da Semana do Aleitamento Materno, que este ano terá o tema: Aleitamento Materno e Desenvolvimento Sustentável.
Autora da Lei Municipal 3125/00, a vereadora Raquel Picelli cita que entre os objetivos do trabalho estão: estimular o interesse dos jovens, mulheres e homens pela amamentação para que possam compreender a sua importância, Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção a Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.
De acordo com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, o tema deste ano exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar a qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável.
O leite materno é o alimento mais acessível seguro (não necessita de fabricação/envase/preparo/transporte), completo para bebês e crianças pequenas em qualquer situação socioeconômica, em qualquer lugar do mundo.
A vereadora Raquel Picelli também ressalta que a amamentação impacta na redução da desnutrição e nos índices de mortalidade infantil, previne a obesidade e doenças crônicas. A amamentação reduz o risco de certas morbidades como o câncer de mama e osteoporose. Não polui o meio ambiente, colabora com desestímulo ao consumismo e não usa e não gera substâncias e/ou resíduos nocivos ao meio ambiente.
Ainda segundo a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, o leite materno preserva e fortalece as culturas locais. Não provoca alterações climáticas, ao mesmo tempo em que é totalmente adaptável a elas, pois está pronto para atender as situações especiais de consumo.
Levantamento do Ministério da Saúde mostra que o tempo médio do período de Aleitamento Materno no País cresceu um mês e meio: passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008.
A 18ª Semana da Amamentação é uma iniciativa da vereadora Raquel Picelli com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Assessoria de Referência e Atendimento a Mulher, Banco de Leite – Santa Casa de Rio Claro, Câmara Municipal de Rio Claro, Fundação Municipal de Saúde, Proama – Unesp e Secretaria Municipal da Educação (Departamento Alimentação Escolar).