
Reunião realizada em dezembro com o então secretário Estadual de Segurança Alexandre de Moraes
Com a substituição do secretário estadual de Segurança Alexandre de Moraes (que assumiu o Ministério da Justiça) pelo promotor de justiça Mágino Alves Barbosa Filho, as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme articulam reunião em São Paulo para tratar do funcionamento da Delegacia da Mulher.
“O Drº Alexandre de Moares se comprometeu em entregar o prédio funcionando em junho. Iremos cobrar esta ação no novo secretário. São anos de trabalho que não podem ser prejudicados”, destacam a bancada feminina.
Na época, Alexandre de Moraes reconheceu que existe um déficit no quadro de funcionários em decorrência da lei da aposentadoria compulsória, na qual os policiais deveriam se aposentar com 65 anos de idade. “Com isso, aconteceram aposentadorias que não estavam planejadas e isso correspondeu a 80% nas cidades do interior.” Esta lei foi derrubada.
“Moraes chegou a concurso público com mais de 100 delegados, 700 escrivães e mais de mil investigadores. Vamos cobrar que Rio Claro seja contemplado com funcionários para a efetivação do prédio da Delegacia da Mulher”, revelam as vereadoras.
Eleição do Conselho da Mulher
Raquel Picelli aproveita para informar que o período de inscrição para o processo eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Claro, biênio 2016/2018, prossegue até o dia 10 de junho. As inscrições acontecem na Casa dos Conselhos, localizado na Avenida 1, nº 780, esquina com a Rua 9, Centro. O atendimento é feito das 9 às 11 horas e das 14 horas às 16h30.
Segundo a atual presidente do Conselho, Drª Guaraci de Paula Pereira, podem participar das eleições representantes da OAB/SP 4ª Subseção de Rio Claro – Comissão da Mulher Advogada; Movimentos Socioculturais do município; movimentos de cultura negra; entidades sindicais; entidades de apoio à mulher; clubes de serviços; associações direcionadas à mulher; movimentos de fomento da geração de renda e do Consulado da Mulher.
“O Conselho vem atuando em várias frentes, sendo a principal a Delegacia da Mulher. Muitas mulheres nos procuram pedindo ajuda porque sofrem violência doméstica. O atendimento a elas deve ser humanizado e acolhedor, oferecndo todo respaldo necessário”, enfatiza Drª Guaraci.
Ao todo, serão dez novos empossados e cada organização irá possuir um representante na composição dos eleitos para o biênio 2016/2018.
Para ser efetuada a inscrição de candidatura, a entidade deve preencher um formulário fornecido pelo Conselho, indicando dois representantes, um titular e outro suplente e até três delegados (nome e RG). Além disso, a pessoa deve possuir uma réplica da ata de posse da atual diretoria e uma cópia do Estatuto, tratando-se de entidade ou associação, ou declaração onde constem os objetivos e atribuições, tratando-se de Movimento.
A votação acontece no dia 29 de junho no Salão Nobre da Câmara Municipal com início previsto para 14 horas.