- Ação Social, Cultura, Notícias

Exposição “Ogum e Suas Origens Culturais” realiza mostra afro-brasileira no Casarão de Cultura

Compartilhe:

A exposição apresenta no Casarão de Cultura, na Avenida 03 nº 568, roupas, tecidos, artesanato, adornos, utensílios domésticos e ritualísticos com itens da culinária afrodescendente e da cultura iorubá.

Os iorubás ou nagôs constituem um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental com mais de 30 milhões de pessoas na Nigéria. Comitiva de nigerianos acompanha em Rio Claro a programação do Dia de Ogum.

A mostra integra a programação que entre abril e maio comemora o Dia de São Jorge, de 23 de abril, e o 13 de Maio, pela Abolição da Escravatura.

Uma série de eventos com temas relativos à cultura afro-brasileira marca o período em referência ao Dia de Ogum instituído no calendário oficial pela lei nº 4468 de 2013 do vereador Geraldo Voluntário.
O acervo da mostra traz peças originais da Nigéria e da coleção de André Luiz de Moraes, de Rio Claro. A galeria de fotos apresenta coleção da campanha “África em Nós”, da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria Estadual de Cultura, sob a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

Na sequência dos eventos comemorativos à data, na quarta-feira (11), acontece o 1º Ciclo de Debates “Década Internacional de Afrodescendentes” e o lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e de Igualdade Racial na sala de convenções do Class Hotel.

Programação

            Exposição “Ogum e Suas Origens Culturais” –Até 21 de maio – De segunda a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados das 9 às 13 horas. –Casarão da Cultura – Avenida 03 nº 568 – Centro.

             1º Ciclo de Debates – Década Internacional de Afrodescendentes /ONU – 11 de maio –Quarta-feira – 19 horas – Sala de Convenções Class Hotel – Avenida Um nº 926 – Centro.

– Mediador – Lázaro Lopes/advogado.

– A África adaptada em terras brasileiras – Kizie de Paula Aguiar/ Assessora Municipal de Integração Racial.

– Intolerância Religiosa – André de Moraes/Presidente da Federação Umbandista “Caminho dos Orixás”.

– Discriminação e seus efeitos – Carmen Dora de Freitas Ferreira/Presidente da Comissão de Igualdade Racial/OAB-SP.

– Ação do Estado para a eliminação dos estereótipos institucionalizados relativos a afrodescendentes – Ionita de Oliveira Krugner/Secretária geral OAB-RC.

– Lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao racismo e de igualdade racial.

– Apresentação musical “Violoncelo” /Jonas Moncaio.

– Jogo de capoeira.

– Doação opcional de um quilo de alimento não perecível.

Festa anual ao orixá Ogum  – 14 de maio – Sábado – 20 horas –- Avenida Doze nº 2248 – Jardim São Paulo – 31º aniversário do templo Vovô Serafim e Ogum Três Espadas.

Informações: (19) 3532-4099 – (19) 3534-4530 – (19) 35261306.