- Audiência Pública, Mulher, Notícias

Raquel Picelli é convidada especial para audiência pública em Araras sobre projeto das Doulas

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Araras, por intermédio da vereadora Anete Monteiro, realizou audiência pública para formulação da Lei que autoriza a presença das “Doulas” durante o período de trabalho de parto, parto e pós parto, sempre que solicitadas pela parturiente nas maternidades e estabelecimentos congêneres. A vereadora de Rio Claro, Raquel Picelli, foi convidada especial, já que é autora em Rio Claro desta lei.

“A elaboração do projeto foi um processo democrático, com diversos encontros e reuniões entre poder Executivo, Legislativo e as doulas. Tivemos também um respaldo jurídico para que a propositura tivesse parecer sobre  a legalidade. Fico honrada em contribuir para que outras cidades também fortaleçam esta bandeira.”

Raquel Picelli ainda destaca a presença os grupos Amor de Mãe, de Araras, Mães, de Conchal e a pediatra Joana Marini. A assessora da Mulher Bell Rezende e a presidente do Conselho da Mulher Guaraci de Paula Pereira também contribuíram com o debate.

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. A doula é uma mulher com habilidade para oferecer apoio emocional e físico antes, durante e após o parto. Fornece informações e auxilia a gestante (ou casal) na preparação para o parto e puerpério, contribuindo para que a mulher possa se empoderar, resgatar e fortalecer sua confiança no processo natural de parir.

Raquel Picelli destaca que o projeto tem justamente o objetivo estimular ações informativas visando à conscientização da importância das doulas; promover debates e outros eventos sobre a importância das doulas na gestação.

A vereadora ainda salienta que a doula não faz procedimentos clínicos, e o papel mais importante dela é proporcionar carinho, apoio contínuo e segurança, pois assim aumentam as chances da mulher vivenciar um parto mais prazeroso e com menos intervenções.

Em uma busca pela internet, pode-se verificar vários positivos da presença da doula durante o parto:

  • Diminui a chance de cesárea.
  • Diminui a necessidade de medicação para a dor
  • Faz com que os pais participem com confiança
  • Aumenta sucesso na amamentação.

Raquel Picelli também enfatiza outro ponto importante do projeto de lei; “Tenho atuado no combate a chamada “epidemia de cesáreas” no Brasil, país líder em partos realizados por meio de cirurgia no mundo.”
Mais da metade dos bebês brasileiros nascem desta forma – um índice que chega a 84,6% na rede particular -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão recomenda que a taxa fique entre 10% e 15% dos partos.