Paciente que reside no bairro Consolação realizou cirurgia de catarata há dois anos e agora aguarda pelo procedimento denominado Capsulotomia com Yag Laser indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico.
Diante da demora, a paciente levou o caso ao conhecimento de Maria do Carmo Guilherme na Câmara Municipal a qual apresentou requerimento sobre o assunto aprovado por unanimidade pelo Plenário. Via Legislativo, a vereadora solicita à Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde, a realização do procedimento.
Cópia do requerimento foi enviado à Direção Regional de Saúde, a DRS X de Piracicaba. Após avaliar a situação, a DRS X respondeu que o procedimento foi solicitado no dia 4 de maio de 2015 pela paciente do bairro Consolação. No documento enviado à parlamentar, a Direção Regional salienta que trata-se de um procedimento de Média Complexidade cuja resolução está sob competência do município, onde o gestor tem autonomia para decidir qual recurso deve ser utilizado para custear os procedimentos que não estão pactuados/referenciados.
“As pessoas que encontram-se na demanda a espera da Capsulotomia com Yag Laser podem buscar informações com a minha equipe no Gabinete da Câmara localizado no terceiro andar do Paço Municipal”, ressalta Maria do Carmo. “A DRS X deixou claro que trata-se de um procedimento média complexidade cabendo ao município resolver as situações. É nesta rota que vamos trabalhar”, finaliza a vereadora.