- Ação Social, Cultura, Homenagem, Infraestrutura, Mulher, Notícias, Parlamento do Idoso

Parlamento do Idoso tem 12 mulheres como vereadoras titulares

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Rio Claro deu inicio nesta segunda-feira, dia 21, às atividades do Parlamento do Idoso edição 2016. A vereadora Raquel Picelli conduziu os trabalhos. A assessoria do vereador Geraldo Voluntário também esteve presente.

Participaram do sorteio dos titulares e suplentes a assessora municipal do Idoso,Lucia de Fátima Nunes, e o pastor Samuel José de Paula Junior, da 3ª Igreja Presbiteriana. Coordenaram as atividades do dia, as funcionárias do Legislativo Deborah Regina da Silva Pereira e Sirlei Alves Martins.

A vereadora Raquel Picelli leu a lei que institui o Parlamento do Idoso e ressaltou a importância deste programa para o fortalecimento de implantação de políticas públicas.

Nesta terça-feira, foi realizada a eleição da Mesa Diretora: presidente Maria Aparecida Seneme Iamondi, vice-presidente Vera Lucia de Mello Cattai, 1ª secretária Valderez Aparecida Correa, 2ª secretária Jandira Naitzke Aily.

A solenidade de Posse do Parlamento do Idoso será realizada no Plenário Câmara Municipal de Rio Claro, no próximo dia 28, às15h.  A sessão é aberta a população.

O Parlamento do Idoso deste ano foi composto pelos seguintes titulares: Maria Aparecida Seneme Iamondi, Maria Cecilia Bueno, Vera Lucia de Mello Cattai, Angela Maria Camargo, Roseli Helena Neves, Célia Guilherme Marcondes, Maria José Cerri, Valderez Aparecida Correa, Edméia Aparecida  Baptista da Silva, Jandira Naitzke Aily, Angela Regina Calderelli de Lima, Deise Casseres Couto.

Os suplentes são: Benedito Carlos Matias, Pedro Alves Batista, Pedro Murbach Neto, Artilhano Maioral, Ronald de Lima, Idelazir Pescio Bellucci, Ednéia Marlene de Paula Gregório, Alice Paulino Sgarbozza, Benito Antonio Manchado Cervera, Maria Angleri Botacini, Maria Estela Veloso, Abílio Inforzato.

 

O Parlamento do Idoso é um programa comunitário da Câmara Municipal de Rio Claro instituído pela Lei nº 4428 de 2012. A atividade tem por finalidade possibilitar a representantes de grupos de terceira idade e segmentos de idosos a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar no Legislativo Municipal.

O projeto de lei que instituiu o Parlamento do Idoso, de autoria da bancada feminina da Câmara, formada pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo , define que a sua composição será igual ao número de cadeiras existentes no Legislativo (atualmente doze) e visa possibilitar a cidadãos com mais de 60 anos acompanhar e vivenciar o cotidiano parlamentar.

Os cargos de vereador do Parlamento do Idoso são ocupados por voluntários, portanto, não remunerados. O interesse dessas pessoas pela participação, pela discussão dos problemas que afligem este contingente expressivo da população tem despertado lideranças na cidade, motivando mais e mais senhoras e senhores a deixar a rotina do lar e se envolver em atividades que contribuem para a saúde, a felicidade e o bem-estar geral.