- Ação Social, Mulher, Notícias

Atividade da Programação do Mês da Mulher aborda questões de gênero, racismo e envelhecimento

Compartilhe:

Dando continuidade às atividades da 21ª Semana da Mulher, a Diretoria de Políticas Especiais realizou no Plenário da Câmara Municipal Roda de Conversa com as participações das Assessorias Municipais.

A atividade, intitulada “Mulheres Contra as Adversidades”, contou com a interação dos presentes e foi mediada por Bell Rezende (Assessora de Referência e Atendimento a Mulher), Kizie de Paula (Assessora de Integração Racial) e Lúcia Nunes (Assessora de Políticas para a Pessoa Idosa).

Bell Rezende enfocou o debate na questão da violência doméstica, a necessidade de retomada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a construção de uma Casa Abrigo, local destinado ao amparo social de vítimas desse tipo de violência.

A assessora ainda ressaltou a importância da Lei que institui a Carta das Mulheres do município e que documenta as demandas e conquistas do gênero feminino em Rio Claro.

Defendendo a questão da feminização na velhice, a assessora Lúcia Nunes falou sobre a valorização da mulher idosa e a importância de sua mobilidade e autonomia, buscando respeitar a forma de pensar e envelhecer de cada uma.

Kizie trouxe o debate para as dificuldades das mulheres negras, abordando tópicos como discriminação racial, objetificação da mulher e sexualização da mulher mulata no exterior.

Atualmente, o Brasil tem uma denúncia de violência contra a mulher a cada 7 minutos e 2 feminicídios a cada 1h30.

A 21ª Semana da Mulher, idealizada pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, encerra-se no dia 11 de abril, com a entrega da Carta das Mulheres no Plenário da Câmara.

Para mais informações consulte o calendário, divulgado no site da Câmara Municipal: http://www.rioclaro.sp.leg.br/wp-content/uploads/2013/05/Semana-da-Mulher.pdf