- Infraestrutura, Notícias

Limpeza do Córrego das Tilápias atende antiga reivindicação no Conduta, confirma Julinho Lopes

Compartilhe:

Revitalização do Córrego das Tilápias tem início no Jardim Conduta

Atendendo o que determina o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), a Odebrecht Ambiental iniciou há dez dias a obra de revitalização das margens do Córrego das Tilápias no Jardim Conduta. A informação é confirmada por Julinho Lopes que encaminhou a solicitação, através da Câmara Municipal, e acompanha o caso desde 2010.

Na primeira etapa de trabalho, a Odebrecht Ambiental providenciou a limpeza da área que atinge toda a extensão da Avenida P-43 no Jardim Conduta nas proximidades da Vila do Horto. Moradores que acompanham atentamente a realização do serviço retratam o drama vivido há anos no local. “O mato alto gerava problemas diversos neste local, entre eles, a proliferação de animais peçonhentos”, disse Dulcinéia Lázaro ao vereador Julinho Lopes. “Ratos, baratas e lagartos proliferavam com a sujeira”, disse a moradora. Maria Rosa Maia de Almeida, conhecida como Dona Rosa, diz que o sentimento é de alívio com o início dos trabalhos. “Estamos diante de uma nova realidade”, afirmou. Para Carmem Gomes Bernardi, que reside no Conduta há 24 anos, o maior problema, além do mato alto, é provocado por moradores de outros bairros que jogam lixo no córrego. “É preciso cercar a área para evitar a ação dos infratores”, alertou.

De acordo com Julinho Lopes, o projeto de revitalização inclui trabalho de paisagismo além da limpeza da área. Outro ponto abordado pelo parlamentar é que o trecho utilizado pelos moradores da Vila do Horto para acessar o Jardim Conduta tornou-se mais seguro agora. “Sem o matagal, mulheres e crianças caminham pelo local com mais tranqüilidade”, disse o vereador.

O Córrego das Tilápias desemboca no Ribeirão Claro. Julinho Lopes explica que o trabalho de retificação que está contemplado na revitalização trata-se de uma ação importante para o meio ambiente. “Vamos acompanhar o serviço passo a passo. Trata-se de uma obra fundamental para eliminar antigos transtornos no bairro”, finaliza o vereador.