- Mulher, Notícias

Doulas garantem presença na Sessão Legislativa de segunda-feira

Compartilhe:

Está na Ordem do Dia da próxima Sessão Legislativa, o projeto de lei de autoria da vereadora Raquel Picelli, que autoriza a presença das “Doulas” durante o período de trabalho de parto, parto e pós parto, sempre que solicitadas pela parturiente nas maternidades e estabelecimentos congêneres de Rio Claro.

Nas redes sociais, já há movimentação das Doulas sobre o projeto manifestando que irão assistir a votação.

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. A doula é uma mulher com habilidade para oferecer apoio emocional e físico antes, durante e após o parto. Fornece informações e auxilia a gestante (ou casal) na preparação para o parto e puerpério, contribuindo para que a mulher possa se empoderar, resgatar e fortalecer sua confiança no processo natural de parir.

A vereadora salienta que a doula não faz procedimentos clínicos, e o papel mais importante dela é proporcionar carinho, apoio contínuo e segurança, pois assim aumentam as chances da mulher vivenciar um parto mais prazeroso e com menos intervenções.

Em uma busca pela internet, pode-se verificar vários positivos da presença da doula durante o parto:

  • Diminui a chance de cesárea.
  • Diminui a necessidade de medicação para a dor
  • Faz com que os pais participem com confiança
  • Aumenta sucesso na amamentação.

Atualmente, mais da metade dos bebês brasileiros nascem de cesareana – um índice que chega a 84,6% na rede particular -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão recomenda que a taxa fique entre 10% e 15% dos partos.