- Infraestrutura, Notícias

Julinho Lopes defende a implantação de caixas secas para evitar caos em estradas rurais

Compartilhe:

Julinho Lopes constata às péssimas condições que se encontram as estradas na zona rural do município

A época de chuvas, que marca o início do calendário anual, traz alívio e ao mesmo tempo preocupações para as famílias que moram no campo e produtores rurais. Se de um lado, há o que se comemorar pelo fato do período contribuir com a agricultura, do outro, a tensão fica por conta das condições das estradas que pioram rapidamente em poucos dias.

Após vistoriar a zona rural, Julinho Lopes faz consideração preocupante: “A maioria das estradas apresenta condições precárias de tráfego”. A situação se repete. De acordo com o vereador, seja na região da Mata Negra, Jacutinga ou no prolongamento da Avenida 11 o tráfego de veículos e caminhões ocorre com dificuldades.

O problema maior, aponta Julinho Lopes, se dá pelo volume excessivo de água da chuva que atinge com força as estradas rurais. A enxurrada além de acelerar o processo de erosão nas beiradas das estradas causa um problema ainda maior: leva entulhos e sujeira depositados ao longo das estradas para os rios mais próximos.

“Não adianta simplesmente jogar volumes consideráveis de entulhos nas áreas mais afetadas sem combater a causa do problema”, alerta o parlamentar ao defender a construção de caixas secas em diversas propriedades rurais localizadas às margens das estradas.

As caixas secas, explica Julinho Lopes, são reservatórios tecnicamente dimensionados para captar as águas de chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas rurais.

Para que a medida possa ser implantada, o vereador observa que basta a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, articular parceria com o setor privado. “Os produtores rurais com certeza vão ajudar, eles precisam das estradas em boas condições”, afirma o vereador. “Com as caixas secas, as estradas deixarão de receber o forte impacto das águas em dias de chuvas”, detalhou.