- Notícias

Novo site cria espaço para cadastro de microempreendedores individuais, aponta Zaine

Compartilhe:

Lançamento do site Empreende Rio Claro no Gabinete do Executivo

“À sobrevivência não basta apenas a qualificação”, alertou João Zaine ao analisar o trabalho de localização e montagem de cadastro com dados reais sobre os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Rio Claro. O  presidente da Câmara Municipal participou do lançamento do site Empreende Rio Claro (www.empreenderioclaro.com.br) na manhã da última quinta-feira, 3, no Gabinete do Executivo.

Além de Zaine, participaram do lançamento o prefeito Du Altimari, a vice Olga Salomão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Beltrame, o Secreta, a diretora da pasta Neuzeli de Morais, a professora da Unesp, Verônica Oliveira de Carvalho e o vereador Julinho Lopes.

O site Empreende Rio Claro trata-se de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho e a Universidade Estadual Paulista, a Unesp. Zaine observou que a montagem do cadastro dos MEIs no município teve início em 2009 época em que atuou como titular da secretaria.

“Desde aquele momento já tínhamos a clareza de que a qualificação é importante para que o microempreendedor individual tenha sucesso no exigente e competitivo mercado de trabalho porém  verificamos a necessidade da Sepladema e a Vigilância, setores da gestão pública que atuam no registro e fiscalização, agirem de forma integrada no processo”, disse o presidente da Câmara. “Ao sair da informalidade, o MEI precisa de apoio caso contrário o negócio pretendido fracassa”, acrescentou.

Para o prefeito Du Altimari, o lançamento do site trata-se do ponto de partida para que os MEIs possam ter acesso a informações sobre cursos e legislação vigente e desta forma solidificarem o negócio recém-criado. “Toda iniciativa que possa fortalecer, organizar e qualificar os MEIs é válida”, disse.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o site será uma ferramenta de ajuda às pessoas que trabalham por conta própria e que se legalizam como pequenos empresários. Para ser um microempreendedor individual é necessário ter faturamento anual de até R$ 60 mil e não ter participação em outra empresa, como sócio ou titular.