
Anderson Christofoletti, José Renato Nalini e João Zaine na solenidade realizada no Fórum
“O maior presente que o município pode dar à uma pessoa de fora é o título de Cidadão. A gente passa a se sentir de casa, realmente um irmão”. Com esta frase o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, agradeceu a Câmara Municipal, através do presidente João Zaine, pela entrega do título de Cidadão Rio-Clarense.
A homenagem foi realizada nas dependências do Fórum local na tarde da última segunda-feira, 17, na mesma solenidade em que o Tribunal de Justiça de São Paulo oficializou a criação da 1ª e 2ª Varas da Família na Comarca de Rio Claro.
A Mesa Principal foi composta pelo presidente do TJ-SP, José Nalini, presidente da Câmara Municipal João Zaine, deputado estadual Aldo Demarchi, vice-prefeita Olga Salomão e pela juíza e diretora do Fórum Cyntia Andraus Carretta.
João Zaine, autor do Decreto Legislativo que resultou na homenagem, observou, inicialmente, que a proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. “Este título reflete o abraço e o carinho de Rio Claro por tudo o que tem feito pelo nosso Fórum”, disse Zaine. “Neste momento em que atos de intolerância chocam o mundo é preciso destacar o trabalho de pessoas, como o desembargador Nalini, fundamental para a construção de uma sociedade justa”, acrescentou.
Para José Nalini, ao homenageá-lo, a Câmara de Rio Claro exalta todo o Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele discursou sobre a dificuldade do TJ-SP para atender os diversos pedidos encaminhados pelos municípios paulistas e enfatizou a importância da criação das Varas da Família na Comarca local. “Agradeço o carinho recebido na Cidade Azul e deixo um abraço fraterno à toda a comunidade, agora como cidadão rio-clarense”, finalizou o presidente do TJ-SP.
A diretora do Fórum Cyntia Carretta agradeceu o apoio de todas as pessoas que se esforçaram para que as Varas da Família se tornassem realidade em Rio Claro e frisou: “A luta continua, avançamos mas temos outros desafios pela frente”.
Além de João Zaine, a Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Anderson Christofoletti, Juninho da Padaria, Júlio Lopes, Sérgio Moracir Calixto e Geraldo Voluntário. Representantes da Comissão do Direitos das Famílias da OAB – 4ª Subsecção de Rio Claro também prestigiaram o evento.