- Homenagem, Notícias

Câmara Municipal entrega de Título de Cidadão Rio-Clarense a Wilson Marcucci, um dos fundadores do Diretório Municipal do PT

Compartilhe:

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira, dia 10, Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Rio-Clarense a Wilson Marcucci, um dos fundadores do Diretório Municipal de Rio Claro do Partido dos Trabalhadores. A iniciativa foi da vereadora Raquel Picelli, por meio de Decreto Legislativo. O evento aconteceu no Plenário do Legislativo.

A mesa diretiva foi composta pelos vereadores Julio Lopes, Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, da vice-prefeita Olga Salomão, do prefeito Du Altimari, além do homenageado. Os vereadores Agnelo Matos, Juninho da Padaria e Geraldo Voluntário, o secretário de Cultura Sergio Desiderá e o Pastor José Geraldo Souza também estiveram presentes.

A Solenidade teve inicio com a apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana. Posteriormente, a vereadora Raquel Picelli destacou as posições ideológicas de Wilson, que fizeram com que fosse perseguido pela Ditadura Militar, tendo que queimar diversos documentos. “Sinto-me honrada em ser autora desta homenagem. Rio Claro precisa de exemplos como ele.”
Julio Lopes mencionou que há 61 anos Wilson trabalha para Rio Claro. “Obrigado por ter escolhido Rio Claro.”

Maria do Carmo Guilherme salientou o apoio e trabalho que Wilson realiza em prol da União dos Ferroviários Aposentados (UFA) e sugeriu que a história de vida do homenageado fosse documentada, levando-se em conta as experiências vivenciadas por ele.

Agnelo Matos ressaltou o conhecimento e sabedoria de Wilson. “Tive algumas oportunidades de debater política com ele. Sem dúvida, é um exemplo e tem um compromisso verdadeiro com a sociedade.”

O filho caçula Daniel Marcucci, falou em nome da família, e salientou a referência do pai tanto para a sociedade, quanto para a família. “Ele é a base de nossa família.”

A vice-prefeita Olga Salomão destacou que Wilson Marcucci foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do PT de Rio Claro e que sua trajetória como militante e sindicalista foram importantes para o município.

O prefeito Du Altimari parabenizou a Câmara Municipal pela homenagem e salientou que Wilson se destacou em diversos segmentos. “Ele tem uma grande contribuição como político, ferroviário, nos grupos de Terceira Idade, Igreja Presbiteriana.”

Após receber o Título, Wilson Marcucci utilizou a tribuna e informou que sempre se sentiu rio-clarense. “Trouxe muita alegria ao meu coração esta homenagem.”
Wilson encerrou seu discurso lendo Rui Barbosa: “.. Em política, é a mesma coisa que em religião: o essencial não está na profissão do credo, mas na prática das obras.”

Biografia

Wilson Marcucci, nasceu na fazenda Santa Amélia, no Distrito de Graúna. Foi registrado no município de Itirapina no dia: 03 de Abril de 1931.

Filho do Sr.Antonio Marcucci e da Sra. Lídia de Matos Marcucci, Sr. Wilson Marcucci casou-se no ano de 1956, com a Sra. Benedita Aparecida Marcucci, com quem teve (04) filhos: Maria Cristina Marcucci, Pedro Antonio Marcucci, Maria Lúcia Marcucci e Daniel Eduardo Marcucci.

Em 17 de Janeiro de 1993, Dona Benedita faleceu aos 58 anos de idade. Companheira, Amiga e esposa exemplar. Após quatro anos viúvo, encontrou uma nova companheira, sendo sua atual esposa a Sra. Mercedes Bernardes Marcucci, com quem vive até a presente data.

Quando o Sr. Wilson Marcucci  tinha quatro anos de idade, seu pai Sr. Antonio Marcucci, ingressou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no Distrito de Graúna, posteriormente sua família foi transferida para Úba e após para Itirapina, onde passou a adolescência.

Profissionalmente iniciou suas atividades aos 12 anos, trabalhando no Armazém em Itirapina, aos 14 anos trabalhou no Bar da Estação em Itirapina, aos 16 anos ingressou nos carros restaurantes da Companhia Paulista, e aos 21 anos efetivou-se na Companhia Paulista , como ajudante de Chefe de Trem em Dois Córregos, de onde foi transferido para Rio Claro.

Em 1977, foi eleito diretor do Sindicato dos Ferroviários da Companhia Paulista. Exerceu o cargo de Secretario da Diretoria Executiva da União dos Ferroviários aposentados – UFA.

Atualmente é membro do Conselho Deliberativo da União dos Ferroviários Aposentados.Tendo em vista o vasto conhecimento sindical e político, foi fundador do Partido dos Trabalhadores a convite da Olga Lopes Salomão, vice-prefeita.