- Meio ambiente, Notícias

Julinho Lopes defende a utilização da água de reuso à irrigação de jardins, compactação de solo e limpeza de rede

Compartilhe:

Julinho Lopes na reunião do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ em Americana

A busca por soluções para que a população possa enfrentar a crise hídrica leva a caminhos que obrigatoriamente passam pelo reuso e o reaproveitamento da água. A análise é do vice-presidente da Câmara Municipal, Julinho Lopes que também atua como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O vereador abriu debate com a empresa Odebrecht Ambiental, responsável pelo sistema de esgoto do município, a partir de requerimentos aprovados pela Câmara Municipal. A seu ver, Rio Claro deve seguir a mesma rota de cidades como Campinas que de forma pioneira utiliza água de reuso, de forma pioneira, nas atividades de combate a incêndios.

Julinho Lopes avalia como significativo o volume de água utilizado no processo de compactação do solo no processo de pavimentação asfáltica, irrigação de jardins, limpeza das redes de esgoto, combate a poeira em bairros que não contam com asfalto, entre outras situações, procedimento já adotado pela concessionária em outros municípios.

“Quando se discute o uso racional da água não pode-se levar em conta apenas o volume tratado utilizado para o consumo. Existem outras atividades que também utilizam volume considerável, por isso defendemos a ampliação do reuso da água”, disse Julinho Lopes ao referir-se à resposta da Odebrecht Ambiental, em um dos requerimentos, que aponta que desde junho de 2012 mais de 30 mil metros cúbicos de água já vem sendo reutilizados na Estação de Tratamento do Jardim Conduta.

De acordo com a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)  águas residuais domésticas são oriundas de banheiros, cozinhas, lavagens de pavimentos domésticos; águas residuais industriais são provenientes de processos industriais. É considerada água de reuso aquela água residuária encontrada dentro dos padrões exigidos para sua utilização nas modalidades pretendidas, ou seja, o reúso de água consiste no reaproveitamento de determinada água que foi insumo ao desenvolvimento de uma atividade humana.