Aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 05 no Plenário da Câmara Municipal de Rio Claro mais uma sessão ordinária do Parlamento Jovem.
O programa possibilita mostrar aos alunos a importância e a influência do processo legislativo em suas vidas. Os jovens estudantes experimentam o que significa ser um parlamentar.
A experiência pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
Os estudantes apresentaram requerimentos, indicações, Moções e projetos de lei e, por meio deles, realizam debates acerca das matérias. As propostas dos estudantes podem ser adotadas pelos vereadores e serem transformadas em proposituras legislativas.
Os parlamentares aprovaram requerimentos sobre diversos assuntos. Entre eles: Mobilidade Urbana, Saúde, Obras, pavimentação asfáltica e segurança.
Esta ferramenta é uma oportunidade de unir Educação e Política e esclarecer o que é o Poder Legislativo, quais as funções de um vereador, quais suas limitações. Uma atividade intitulada I Semana de Política, realizada no inicio do ano, da escola Prof. Odilon Corrêa de Rio Claro culminou em projeto de lei que institui no calendário oficial do município a Semana De Política.
Paola Micotti, a pedido da suplente Angelina Ferreira de Araújo, solicita colocação de semáforo na Rua 3 com Avenida 3. Em outro requerimento, Paola indica a fiscalização da calçada no trecho compreendido entre Avenida Brasil e Avenida 40 A, no bairro Vila Martins.
Ariel Miras da Cunha Ramos requer técnico de enfermagem em todas as creches do município. Bryan Gustavo Tenório Ferreira pede o recapeamento asfáltico em todo bairro Parque Mãe Preta. Pedro Henrique Morais também pede recapeamento em bairros de Rio Claro.
Guilherme de Lima Bruneli encaminha solicitação para colocação de semáforo na Rua 1 com Avenida 10. Em outros requerimentos, o parlamentar a pedido do suplente Juliano Pasqualini, propõe a instalação de pontos de ônibus adequados com coberturas e assentos para a população e a fiscalização se todos os pontos estão com faixa pintada no chão e placas devidamente colocadas e solicita a pavimentação das ruas e avenidas ao redor do novo loteamento Diário Ville.
Pamela Victoria Cattai propõe a fiscalização da Escola Professor Marciano de Toledo Piza, onde se encontram cachos de abelhas que estão causando transtornos aos alunos. Mariana Eduarda Bataglia cobra providências em relação ao acostamento do trecho Rio Claro – Ajapi.
Duas Moções também foram apresentadas: Moção de apoio, de autoria de Kauan Alves Talarico, sobre a petição online que se posiciona contra o corte dos recursos repassados pelo governo federal ao intitulado “Sistema S”. Esta Moção foi aprovada. A outra é uma Moção de Repúdio, também de autoria de Kauan Alves Talarico , para a prefeitura municipal, Diretoria de Políticas Especiais e Assessoria Municipal de Juventude, alegando que não foi conseguido suprir as necessidades da juventude de Rio Claro quanto à realização da Conferencia Municipal da Juventude, na qual contou com a presença de 84 jovens. Esta Moção foi derrubada.