Com o objetivo de chamar a atenção dos motoristas sobre a ocupação de forma irregular dos espaços destinados ao estacionamento de deficientes, os organizadores da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência avaliaram como positivo resultado da campanha.
O vereador Julio Lopes revelou que muitas pessoas estranhavam a ocupação de uma cadeira de rodas na vaga e logo liam a mensagem: “Estou na sua vaga só por um minuto”. Frase muita usada por motoristas que ocupam os espaços destinados aos carros dos deficientes.
“Quando o deficiente encontra um veículo irregular estacionado na sua vaga o sentimento é de violação de seus direitos. Queremos com a colocação das cadeiras de rodas chamar a atenção dos motoristas da mesma forma, ou seja, deixar claro que ninguém gosta de ser desrespeitado”, afirmou.
Entre as principais alegações dos infratores, segundo pesquisa realizada no país, estão a pressa e a falta de vagas. Para os deficientes, as desculpas são frágeis. Eles entendem que o desrespeito tem como principal motivo a localização privilegiada das vagas. “As pessoas não querem circular mais um pouco e parar longe dos seus destinos. Ignoram que as condições de mobilidade delas é bem superior a nossa”, afirmou uma das cadeirantes ouvidas pelos organizadores da Semana Municipal.
A Campanha sobre as vagas foi realizada simultaneamente com pedágio da Conscientização com distribuidor de Lixocar nas vias públicas do município.