- Notícias

Apresentações culturais e inclusão social e profissional marcam encerramento da programação 2015

Compartilhe:

Assim como na abertura, a solenidade de encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada no Shopping Center Rio Claro

Chamar a atenção da comunidade para as barreiras que tornam o dia a dia das pessoas com deficiência mais difíceis, principalmente no que diz respeito a mobilidade e acesso ao mercado de trabalho. Com este objetivo, comissão coordenada pelo vereador Júlio Lopes realiza mais uma edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência que terá o seu encerramento nesta sexta-feira, 25, com atividades no Shopping Center Rio Claro a partir das 12 horas.

De acordo com a organização, o Dia D – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS terá início às 12 horas estendendo-se até às 17 horas. Segundo Júlio Lopes a ação contará com cadastro, avaliação, orientação e exigências do mercado de trabalho, encaminhamento para cursos ou vagas disponíveis, emissão de carteira de trabalho com o apoio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Ministério do Trabalho e Emprego.

“Solicitamos apoio das empresas, do PAT e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para que pudéssemos ter um cadastro real das vagas existentes em Rio Claro destinadas aos deficientes”, explica Júlio Lopes. “Nesta sexta-feira, o objetivo é orientar as pessoas e se possível fazer até encaminhamentos para que os deficientes possam ser contratados”, acrescenta o parlamentar.

A partir das 13 horas, também no Shopping Rio Claro, será feita a solenidade de encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A organização confirma apresentações culturais, preparadas por entidades, bem como depoimentos de representantes de empresas que vão abordar o tema inclusão dos deficientes no mercado profissional.

Na parte da manhã, entre 8 e 12 horas, a programação conta com desafio municipal denominado um dia na cadeira de rodas. “Gostaria de agradecer a todos que de alguma maneira contribuíram para a realização da sexta edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Esta é uma bandeira que tem de ser prioridade para os poderes constituídos bem como à população que através da conscientização revela a sua cidadania”, conclui Júlio Lopes.