
Apresentação musical foi um dos pontos altos da solenidade no Shopping Rio Claro
Com apresentações de teatro, música e desfile de moda inclusiva, a sexta edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve início na última segunda-feira, 21, na área de alimentação do Shopping Center Rio Claro. O governo paulista foi representado por João Caramez, da Casa Civil, e Cid Torquato que atua como secretário-adjunto da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Em sua fala, Júlio Lopes, que conta com amplo trabalho na área de defesa da pessoa com deficiência através de ações promovidas pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), solicitou aos representantes do governo paulista apoio para que Rio Claro possa contar com um posto da Central de Libras.
“Esta ação é voltada à inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Solicitamos apoio da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência para que Rio Claro possa através deste posto se tornar um pólo regional da Central de Libras”, afirmou.
Cid Torquato parabenizou o trabalho desenvolvido em Rio Claro. O secretário-adjunto informou que está à frente do trabalho que visa a formação de uma rede de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Solicitamos aos municípios a criação de secretaria ou coordenaria para centralizar as ações”, disse.
O deputado Aldo Demarchi parabenizou o vereador Júlio Lopes pela iniciativa e frisou: “Aqui estamos contribuindo para o resgate dos direitos da pessoa com deficiência”, comentou. “A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa aprovou projeto que leva a minha assinatura que estabelece o transporte intermunicipal gratuito de deficientes para que eles possam fazer fisioterapia e tratamentos diversos”, completou o deputado ao lembrar que o projeto será votado pelo Plenário.
Para João Caramez, o Brasil tem muito a avançar na área da acessibilidade. “Precisamos vencer este desafio”, afirmou. De acordo com o representante da Casa Civil, o trabalho desenvolvido pela Uvesp referente a Caravana da Acessibilidade trata-se de importante ferramenta para que o governo paulista possa agir no resgate dos direitos dos deficientes. “O Júlio Lopes percorre o Estado com a gente acompanhando a caravana. É um batalhador deste bandeira”, finalizou.
“Emocionante”, com esta palavra a vice-prefeita resumiu o desfile de moda inclusiva. “Parabenizo os familiares das pessoas com deficiência. Se dedicam em tempo integral para que eles possam superar barreiras, entre elas a da acessibilidade”, assinalou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosana Altimari, ao lado do prefeito Du Altimari, defendeu que a bandeira da igualdade de direitos para deficientes tem de ser prioridade nos municípios. “Somos todos iguais, temos os mesmos direitos”, afirmou.
As apresentações tiveram início através Breno Almeida Soares (deficiente visual) com gaita e teclado. A solenidade contou também com: coral de libras dos alunos da professora Maria Betânia Franco da escola Efraim; desfile de Moda Inclusiva com apoio da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência; Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (APAE) através do Grupo Talento vai apresentar a dança ‘O Circo’ com as coreógrafas Patrícia Marafon e Tainá Easy; Associação dos Surdos de Rio Claro com o Coral de Libras vai apresentar a música Azul da Cor do Mar de Tim Maia e apresentações do Centro de Habilitação Princesa Victória, Aderc – Ong Mais Forte que a Deficiência e o Centro Municipal de Atendimento ao Cego (CMAC).
Além de Júlio Lopes, participaram da solenidade o presidente da Câmara João Zaine e os vereadores Anderson Christofoletti, Dalberto Christofoletti e Geraldo Voluntário. Os demais parlamentares foram representados por suas assessorias.
Programação – Terça-feira 22/9
– Pedágio da Conscientização com distribuidor de Lixocar das 9 às 17 horas nas vias públicas do município.
– Desafio Municipal ‘Um Dia na Cadeira de Rodas’ às 9 horas.
– Palestras ‘Lei de Cotas – Mitos e Verdades sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho’ que será ministrada por Marinalva Cruz e ‘Superação’ que estará a cargo de Juliana Oliva no auditório da Faculdade Asser, na Rua 7, entre as Avenida 2 e 4, a partir das 19h30.
– Exposição Memorial Itinerante da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, das 10 às 22 horas, no Shopping Center Rio Claro.