- Emprego, Notícias

Ciesp/Fiesp debate abertura de vagas e caminhos à inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Compartilhe:

A Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Ciesp Rio Claro, sediou o seminário Sou Capaz na manhã da última terça-feira, 1º de setembro. A atividade desenvolvida em vários pontos do Estado de São Paulo, na mesma data, pela Federação das Indústrias, a Fiesp, teve como objetivo principal debater a inclusão de deficientes no competitivo e exigente mercado de trabalho.

A abertura dos trabalhos em Rio Claro ficou a cargo de José Tadeu Leme – 1º vice-diretor do Ciesp e diretor adjunto do Departamento de Ação Regional,o Depar, e do presidente da Câmara Municipal João Luiz Zaine.

Em sua fala, Tadeu Leme destacou a importância da abertura do mercado bem como a qualificação profissional para os deficientes. “Abrir vagas só para cumprir a Lei de Cotas não resolve. As empresas precisam investir para que os deficientes possam se qualificar e cada vez mais contribuir com o desenvolvimento das empresas e com o crescimento pessoal na área profissional”, disse.

Para João Zaine, o processo requer atenção especial para que os deficientes contratados possam se ambientar ao novo ambiente. “A inclusão precisa ser vista como um dever e não uma obrigação. O deficiente tem potencial para atuar no mercado de trabalho e assim como todos precisa gradativamente buscar qualificações para se aprimorar”, disso o presidente do Legislativo.

O primeiro painel do seminário foi apresentado por Cristiane Gouveia da Silva que também integra o Depar da Fiesp. Ela observou que no Estado de São Paulo 41 mil deficientes ocupam vagas na indústria. Por outro lado, alertou a palestrante, há outras 51 mil vagas que ainda não foram preenchidas, somente no que diz respeito à Lei de Cotas.

De acordo com Cristiane Gouveia o Sistema S – Fiesp, Sesi e Senai – com apoio do Ministério do Trabalho, trabalha com o projeto Meu Novo Mundo para através do aprendizado inserir no mercado deficientes que nunca trabalharam. “É o que chamamos do despertar da vocação”, salientou a palestrante.

Zaine solicitou ao vice-presidente da Câmara, vereador Júlio Lopes que divulgasse no seminário a Semana da Pessoa com Deficiência que será realizada em Rio Claro de 18 a 25 deste mês.  Lopes agradeceu a oportunidade e informou que a atividade tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para as barreiras que ainda precisam ser derrubadas quando os assuntos são a acessibilidade e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. “Entre as novidades, neste ano contaremos com uma exposição do Memorial da América Latina no Shopping Rio Claro”, disse Lopes.

Os demais painéis foram:

· Práticas do Ministério do Trabalho e Emprego para a Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, Reabilitados e Aprendizes;

· Qualificação Profissional – Investimento que Gera Produtividade e Competitividade para a sua Empresa;

· O Papel dos Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho no processo de Inclusão e o Modelo SESI/SP de Reabilitação;

· Boas Práticas no Processo de Inclusão e Retenção dos Profissionais com Deficiência, Reabilitados e Aprendizes no Mercado de Trabalho.