
Guarda Civil Municipal de Campinas em reunião com Júlio Lopes e Viegas Carneiro
A criação do Pelotão Rural e Ambiental dentro da estrutura da Guarda Civil Municipal de Rio Claro caminha para se tornar realidade. A informação é do vice-presidente da Câmara, Júlio Lopes que encabeça o trabalho com apoio do Governo Altimari através do secretário de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro.
Na semana passada, Júlio Lopes e o secretário Carneiro estiveram na sede da Guarda Civil de Campinas, reunidos com o comandante Edson Rizzo, o inspetor Faro, Trabuco e Novato que atuam também na administração da corporação.
No encontro definiu-se a realização de curso de capacitação voltado para 15 guardas de Rio Claro e outros 15 funcionários públicos de outras secretarias do município. Ao todo, detalha, o vereador, serão 80 horas/aula no trabalho que será desenvolvido na sede da GCM local.
Ao justificar o empenho para que Rio Claro possa contar com Pelotão Ambiental, Júlio Lopes, que também atua como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – observa que o município conta com problemas graves neste setor, entre eles o descarte irregular de entulhos em terrenos baldios.
“Para que a Guarda Municipal possa atuar no setor ambiental é preciso primeiro garantir o poder de fiscalização”, defende Júlio Lopes. “Solicitamos apoio da Guarda de Campinas para capacitar os nossos profissionais através de curso e a partir deste ponto implantar o Pelotão Ambiental”, acrescentou o parlamentar que conta com apoio do governo municipal.