O incêndio ocorrido no Mercado Municipal na semana passada foi um dos assuntos debatido pelos vereadores durante a Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 23.
O vereador Professor Dalberto fez destaque de dois requerimentos direcionados ao prefeito municipal que tratam de medidas que visam preservar o patrimônio histórico de Rio Claro e a segurança da população. O primeiro refere-se ao Gabinete de Leitura “Lenyra Fracarolli” e solicita as seguintes medidas com extrema urgência: instalação de equipamento antichamas em todo perímetro do Gabinete de Leitura; treinamento de todos os trabalhadores na prevenção de incêndios; monitoramento constante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil da situação no local; manutenção no Gabinete de Leitura de Vigia Patrimonial, especialmente no período noturno.
A outra propositura está relacionada ao Mercado Municipal e requer: a agilização nos reparos dos danos causados pelo incêndio no dia 18 de agosto de 2015; instalação de equipamentos antichamas em todo o perímetro no Mercado Municipal; treinamento de todos os comerciantes e trabalhadores na prevenção de incêndios; monitoramento constante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil da situação no local e manutenção no Mercado Municipal de Vigia Patrimonial, especialmente no período noturno.
“Estas solicitações têm como objetivo oferecer mais segurança aos prédios públicos. O Gabinete de Leitura possui muito papel e madeira, materiais altamente inflamáveis, portanto, é preciso estar atento aos riscos. Como vereador, estou encaminhando estes requerimentos e alertando à prefeitura”, destaca Professor Dalberto.
É importante destacar também que na semana passada os vereadores convidaram os comerciantes do Mercado Municipal para uma reunião para buscar caminhos para minimizar os problemas afim de resolvê-los a curto prazo. Na avaliação parlamentar, o ocorrido no Mercado Municipal é grave, requer ampla análise para apurar a causa do incêndio e mudança na estrutura administrativa.