A Frente Parlamentar de Mobilidade Humana e Prevenção de Acidentes, presidida por Pr. Anderson Christofoletti, realizou reunião na última quinta-feira, dia 20, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Claro. Os vereadores Maria do Carmo Guilherme, Geraldo Voluntário, Dalberto Christofoletti e Júlio Lopes também participaram do encontro. O presidente João Zaine foi representado pela assessoria.
O cantor e voluntário Edson Santos fez a abertura da reunião cantando uma música que trata da conscientização dos motoristas e pedestres.
O secretário de Mobilidade Urbana José Maria Chiossi e o secretário de Segurança Dr° José Gustavo Viegas Carneiro fizeram uma breve divulgação de dados. Chiossi destacou que o município atingiu o número de 166. 053 veículos automotores e que em 2013, Rio Claro registrou 3.275 acidentes, em 2014, foram 2.625 e 2015, até julho foram 1.292. Para o secretário, um dos fatores que colaborou com a diminuição de acidentes foi a instalação de radares que entraram em funcionamento em março do ano passado.
Mas ele indaga que somente os radares não adiantam, “a fiscalização também é fundamental. A Polícia Militar aplicou 925 autuações em 2014 e a Guarda Civil Municipal aplicou aproximadamente 7.000.”
Chiossi ainda enfatizou que no próximo dia 26, das 18h30 às 22h, na Câmara Municipal, acontece audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. “ É a hora da população se manifestar .”
O vereador Pr. Anderson Christofoletti observou que diversas ações estão sendo realizadas com o objetivo de melhorar o trânsito, evitando assim acidentes. “Instituímos a Frente Parlamentar para colaborar e fazer a integração dos projetos da prefeitura com as demandas da população. Nosso maior objetivo é a conscientização. Um caderno feito pelo Poder Executivo contendo estatísticas e informações com os locais onde acontecem mais acidentes foi desenvolvido uma vez, seria interessante se estas informações fossem atualizadas e este caderno relançado”, sugere.
Anderson ainda propôs aos secretários a integração dos projetos da Mobilidade Urbana e da Segurança, além da possibilidade de se ter guardas municipais nos lugares onde já há o conhecimento de acidentes constantes. O secretário Drº Gustavo Viegas Carneiro informou que por meio do videomonitoramento os Guardas Municipais também podem multar.
Pastor Carlos, do Desafio Jovem, pontou que seria de grande valia se as secretarias pudessem ter uma integração com as empresas do Distrito Industrial, sugerindo inclusive palestras de conscientização com os funcionários.
Os representantes de empresas do Distrito Industrial também pontuaram algumas necessidades, como melhoria na iluminação e reparos na ciclovia. O vereador Dalberto Christofoletti solicitou informações sobre o valor arrecadado pelas multas e a destinação. A vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou que irá pedir ao secretário de Finanças Japyr Pimentel que faça apresentação destes números em audiência pública em setembro.
Carneiro aproveitou a reunião para pedir apoio da Câmara Municipal para que os veículos oficiais da Guarda tenham acesso livre aos pedágios. O vereador Geraldo Voluntário disse que irá encaminhar esta demanda ao Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, já que este problema tem uma abrangência estadual.
O vereador Júlio Lopes destacou o grande número de pessoas que desrespeitam as vagas de deficientes e salienta que em setembro durante as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontecerá uma ação de protesto e conscientização. “Iremos colocar cadeiras de rodas em vagas normais.”
Anderson Christofoletti encerrou a reunião lembrando do passeio ciclístico que ocorrerá em 20 de setembro, organizado pela Frente Parlamentar, Prefeitura e Sest/Senat.
Estiveram presentes na reunião: SAMU, Fundação Municipal de Saúde, Conselho de Pastores, Tiro de Guerra, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Mobilidade Urbana, Sindicato dos Químicos, Brascabos, Comunidade Resgate e Vida, Colégio Puríssimo, Owens Corning, Concessionária Arteris/ Centrovias, Escola Sylvio De Araújo.