
Maria do Carmo com Michel Temer no encontro Mulheres em Ação do PMDB
A atenção com a saúde pública é prioridade na atuação de Maria do Carmo Guilherme na Câmara Municipal. A vereadora esteve em São Paulo com o vice-presidente da República, Michel Temer e com o deputado federal Balia Rossi onde abordou tema que preocupa cada vez mais no país: a transmissão do HPV – Papiloma Vírus Humano.
Na reunião, Maria do Carmo solicitou apoio de Temer para que a vacinação, hoje destinada a meninas de 9 a 11 anos e para as portadoras do HIV até 26 anos, seja ampliada para todas as mulheres até 26 anos. “Hoje, as mulheres que não se enquadram na distribuição gratuita da vacina precisam desembolsar R$ 1,2 mil pelas três doses necessárias”, explica a parlamentar. “Ou, entrar solicitar apoio do Poder Judiciário”, acrescentou.
No requerimento entregue a Michel Temer, Maria do Carmo defende também a liberação da vacina para homens com idades de 9 a 26 anos com o objetivo de diminuir a transmissão de vírus para as mulheres. “No caso dos homens, a vacina também pode prevenir o câncer de pênis e anal e prevenção contra verruga vaginal”, explicou a vereadora.
Segundo Maria do Carmo, o governo federal, através do Ministério da Saúde, pode buscar apoio de deputados federais e senadores para a inclusão da vacina HPV em todas as mulheres. “A prevenção é fundamental para que possamos evitar entre outros problemas o câncer de colo de útero”, finalizou.