“Amamentação e trabalho”. Com este tema, a 17ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno vai ter início neste sábado, 1, com atividade no Shopping de Rio Claro, a partir das 10h30.
Autora da Lei Municipal 3125/00, a vereadora Raquel Picelli cita que entre os objetivos do trabalho estão: priorizar ações para empresas ressaltando a importância da continuação da amamentação após o retorno da funcionária, estimular o interesse dos jovens, mulheres e homens pela amamentação para que possam compreender a sua importância, Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção a Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.
Levantamento do Ministério da Saúde mostra que o tempo médio do período de Aleitamento Materno no País cresceu um mês e meio: passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008.
O estudo também revelou um aumento do percentual de mulheres que realizam o Aleitamento Materno Exclusivo em crianças menores de quatro meses. Em 1999, era de 35%, passando para 51% em 2008.
Em 2008, 41% das mães brasileiras amamentavam exclusivamente nos primeiros seis meses de vida do bebê. Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha na elaboração de novo estudo e, observando a tendência de crescimento, estima um aumento, nos últimos sete anos, de 10,2% no número de crianças sendo amamentadas exclusivamente até seis meses. Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Mais do que é evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a OMS.
17ª Semana do Aleitamento Materno
Programação
1º a 7 de agosto
1 de agosto no shopping
– Exposição das fotos nas empresas do Grupo de RH de Rio Claro
– Dia do Mamaço, às 10h30, Praça de Alimentação, com o Grupo Arte de Ser Mãe.
– 11 horas: Professor Antonio Peripato, “Desengasgamento”
– 11h30: Mamaço
– 14 horas: Exposição de fotos “Abra a mente e amamente” sob o olhar da fotógrafa Lilian Camargo
– 15 horas: Vivência da amamentação – relatos
2 de agosto – Domingo
Unidades de Saúde, Unimed Rio Claro e no Shopping Rio Claro (dia 1º de agosto)
– 14 horas: Carol Queiroz – Sling, origem, benefícios, modelos e formas de usar (shopping)
– 16 horas: Eugênia Queiroz, “Aromaterapia” (shopping)
3 de agosto – Segunda-feira
– Entrevista às 12h30 com a Dr. Silvia Marina Anaruma (Proama – Projeto Amamentar Unesp) na TV Claret.
– 14 horas: Erika Pignataro, Coaching por uma maternidade consciente. (shopping)
– 16 às 19 horas: Nayara Baraldi e Luciana Fiório, Amamentação e Volta ao trabalho e agora? (shopping)
4 de agosto – Terça-feira
– Às 14 horas, no Auditório I da Secretaria da Educação, Rua 6, número 3265, NAM – Núcleo Administrativo Municipal, orientação referente a volta da mãe ao trabalho e a importância da continuação da amamentação para as creches e maternais das redes pública e privada.
– 14 horas: Simone Carvalho, “Amamentar é tudo de bom!” (shopping)
– 16 horas: Cláudia Faria Elisa Fontana – Vivência de Coaching: Mulher, Mãe e Metas (shopping)
5 de agosto – Quarta-feira
– Às 8h30, no Auditório do Ciesp, Avenida Presidente Kennedy, 900, orientação referente a volta da mãe ao trabalho e a importância da continuação da amamentação para as empresas, participação do Grupo de RH de Rio Claro e do RH da Prefeitura Municipal de Rio Claro.
– 15 horas: Dr. José Martins Filho, “Como e Porque Amamentar” – vagas limitadas, taxa de inscrição R$ 10,00. (shopping)
– 17 horas: Sessão de Autógrafos (Livraria Lumos) (shopping)
– 18 horas: Encerramento do evento.