O Comandante Militar do Sudeste General de Exército João Camilo Pires de Campos visitou as instalações do TG 02-032, de Rio Claro, na tarde desta quinta-feira (25).
Ele cumpriu roteiro de inspeções em Americana, Limeira, Mogi Mirim e Itatiba e foi recepcionado pelo 1º Sargento Romero Og Magalhães – Chefe de Instrução e pelo 1º Sargento Natanael de Jesus Fernandes – Instrutor do Tiro de Guerra.
No encontro, o município foi representado pelo Prefeito e Diretor Municipal do TG Du Altimari e pelos vereadores Geraldo Voluntário, Agnelo Matos e Juninho da Padaria. A reunião foi acompanhada por comitiva de secretários e diretores municipais, comandantes e representantes da PM, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.
Antes de visitar as instalações do prédio, o general conferiu a apresentação do Sargento Romero sobre Rio Claro e a Unidade local do Tiro de Guerra. Os visitantes conheceram detalhes relativos à história da cidade, seu perfil industrial e cultural, dados demográficos e de planejamento. A atual turma do TG de Rio Claro é formada por cem atiradores. No estado de São Paulo o total passa de cinco mil.
O General Campos declarou-se bem impressionado com os dados informativos da cidade e pela qualidade de vida no município. Ele prestou homenagem ao integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Hercílio Vitti ao chamá-lo de herói da Segunda Guerra Mundial. Segundo enfatizou, “soldados do exército mais bem adestrado do mundo, renderam-se aos brasileiros no combate na Itália”.
Em exposição sobre funções militares, ele lembrou que a instituição do Tiro de Guerra é específica solução brasileira integrando Exército, Executivo Municipal e comunidade.
Conforme garantiu, pela experiência vivida, atiradores de todas as gerações preservam o aprendizado de valores como respeito à hierarquia, camaradagem e pontualidade. Mais ainda, falou sobre o exercício de cidadania das unidades militares em campanhas integradas à sociedade civil, entre elas na área de saúde.
Após a reunião, o vereador Geraldo Voluntário considerou a importância do encontro. “Como ex-atirador sei do significado das palavras do general sobre os valores que preservamos sobre cidadania, companheirismo e respeito à hierarquia que aprendemos. No demais, ficamos impressionados com a organização do Tiro de Guerra e seu Comando”.
O vereador Agnelo Matos avaliou que “além do prazer em recepcionar o general Campos, tivemos a honra de estarmos juntos com o herói rio-clarense Hercílio Vitti”. A seu ver, “o general revelou-se um humanista, deu uma aula de Geografia sobre nossa região em palestra marcada por valores cívicos e espírito de cidadania”.
Para Juninho da Padaria, “o Tiro de Guerra é fundamental na formação dos jovens por prepará-los para assumir e dar respostas aos desafios da vida com responsabilidade e espírito de equipe, a instituição é um orgulho para Rio Claro e a visita do General Campos valorizou esse sentimento”.
O encontro reuniu: Rodrigo Arena, Major coordenador operacional do 37º BPM-I; Valtimir Ribeirão, chefe de gabinete do Executivo; major Lideraldo da Silva, comandante do 37º BPM-I; José Sepúlveda, diretor do Departamento do Gabinete de Gestão e Integração Municipal (GGIM); José Gustavo Viegas Carneiro, secretário de Segurança Pública; bombeiro civil Fábio Beltramini; Danilo Almeida, diretor da Defesa Civil e Alexandre Waack, delegado da Junta Militar.