Nesta segunda-feira, dia em que Rio Claro realizou atividades para marcar o dia da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, vereadores de Rio Claro destacaram os trabalhos desenvolvidos pelo Legislativo.
No município, a data segue projeto de lei de autoria do vereador Júlio Lopes, que institui no calendário oficial o Dia Municipal de Prevenção e Combate a todo tipo de Abuso e Violência contra Pessoa Idosa.
O presidente João Zaine participou da passeata em defesa dos direitos dos idosos e enfatizou que os grupos de terceira idade de Rio Claro são ativos e atuantes no cenário político. “A Câmara Municipal é o local do debate e constantemente presenciamos os grupos integrados nas atividades legislativas.”
Para as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme , autoras do projeto que institui o Parlamento do Idoso e Fórum Permanente do Idoso, Rio Claro estas duas ferramentas fortalecem o segmento e propiciam novas conquistas. “Muitas demandas do município manifestadas durante reuniões do Parlamento ou Fórum foram solucionadas. Conseguimos academias ao ar livre, van para a Saúde e questões relacionadas à infraestrutura da cidade.”
Neste momento, o Fórum do idoso atua para a preservação de prédios históricos de Rio Claro. Um abaixo-assinado está sendo realizado com o objetivo de criar o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e outro abaixo-assinado está relacionado ao antigo prédio da Cesp ao proprietário da loja de roupas Textil Abril . “Estamos tentando sensibiliza-lo para não mudar a fachada do prédio ou que se faça um painel expondo a memória do prédio”, revela Maria José Cerri, presidente do Fórum.
O deputado federal e presidente estadual do PMDB Baleia Rossi, que participou do evento, destacou que votou favorável ao projeto de lei que aumenta a pena para as pessoas que cometem crime de estelionato contra os idosos.