
Júlio Lopes representou a Câmara Conferência da Pessoa com Deficiência
A segunda edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada na manhã de quarta-feira, 27, no Núcleo Administrativo Municipal, o NAM. A Mesa Principal foi formada pelo prefeito Du Altimari, vice Olga Salomão, vice-presidente da Câmara Municipal Júlio Lopes, secretário de Saúde Geraldo Barbosa e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Juliane Antônio. Pelo Legislativo, também estiveram Agnelo Matos e Geraldo Voluntário.
Júlio Lopes, que defende a bandeira dos deficientes através do trabalho que desenvolve como diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, observou que a luta é pela consolidação da abertura de espaços. A seu ver, seja no mercado de trabalho ou no esporte ainda existem muitas barreiras que precisam ser derrubadas uma a uma.
O vice-presidente da Câmara externou aos presentes a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência – 22 a 26 de setembro deste ano – vai contar com trabalho voltado para a formação de professores de educação física, palestra sobre violência contra deficientes, exposição itinerante do Memorial da América Latina, entre outros itens já confirmados na programação que conta com apoio da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência.
“O mercado de trabalho não pode olhar para o deficiente como uma pessoa que não tem capacidade profissional. Esta é uma das nossas bandeiras”, disse Júlio Lopes. “Em Rio Claro, por lei, há mais de 100 postos de trabalho que precisam ser ocupados por deficientes. Esta ocupação precisa ocorrer com respeito”, acrescentou o parlamentar que defende a criação de uma assessoria na esfera do poder público para tratar exclusivamente da questão dos deficientes.
Prefeito Du Altimari destacou a importância da realização da conferência observando que a mesma tem caráter deliberativo. Enfatizou que as decisões de Rio Claro serão discutidas conferências estadual e nacional até a formatação do documento final. “A função do poder público é criar mecanismos para que a sociedade possa discutir os assuntos que norteiam o dia a dia da cidade”, comentou.
A conferência contou com palestra da professora Fabiana Polican Ciena, especialista em Direito do Estado, e Humberto Bersani especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho.