- Homenagem, Notícias

Ao receber título de Cidadania, Gilberto Porto destaca a importância da discussão saudável e democrática

Compartilhe:

Vereadores, Du Altimari e Olga Salomão entregam título a Gilberto Porto

A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite da última sexta-feira, 22, para a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense ao promotor público Gilberto Porto Camargo pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria do vereador Júlio Lopes.

Em sua fala Júlio Lopes destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Força Integrada Azul, a FIA, onde conheceu e atuou junto com o promotor Gilberto Porto. “Aprendi muito neste grupo no que diz respeito à segurança e urbanismo”, disse o parlamentar.

Júlio Lopes citou, ainda, a atuação do promotor no programa Aldeias responsável pela nova dinâmica aos adolescentes e jovens que residiam no Nosso Lar, e o forte trabalho desenvolvido em defesa do Meio Ambiente juntamente com os promotores Ivan Carneiro Castanheiro e Alexandra Faccioli Martins do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).

“Hoje é um dia muito especial para vereadores, amigos e familiares. Gilberto Porto, ao ser reconhecido por esta Casa você recebe a homenagem de todos os rio-clarenses neste dia 22 de maio que é o Dia do Abraço”, enfatizou Júlio Lopes.

Após reforçar os trabalhos desenvolvidos pelo promotor em defesa do meio ambiente e de crianças e adolescentes, o presidente da Câmara João Zaine observou que os embates saudáveis só deixam saldo positivo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Continue atuante e agora um cidadão rio-clarense combativo”, disse Zaine ao homenageado.

Após receber a placa de Cidadão Rio-Clarense, Gilberto Porto observou que a discussão no Ministério Público é sempre saudável e democrática, buscando resolver os problemas da melhor maneira possível. “O MP é agente do interesse primário, ou seja, defende o interesse da sociedade. Foca o bem comum e não os interesses pessoais”, disse o promotor no encerramento da solenidade.

Falas na tribuna:

“Que possamos estar cada vez mais unidos. Cada um tem a sua fatia de representação. Esta Casa está sempre aberta ao diálogo aberto, franco. Este título foi aprovado por unanimidade” – Maria do Carmo Guilherme

“Gilberto Porto pessoa idealista, íntegra e responsável, que tem atitudes profissionais voltada sempre para o coletivo. Esta honraria vem reforçar o seu compromisso com Rio Claro” – Raquel Picelli.

“Conquista, palavra que define a noite de hoje. Pragmático, ético, direto e pró-ativo, muitas vezes incompreendido”, Adriano Marchi (OAB) sobre o homenageado.

“É com grande alegria que o recebemos como cidadão rio-clarense”, Olga Salomão – vice-prefeita.

“A relação republicana entre os poderes é essencial para o fortalecimento do regime democrático: independência e harmonia” – Du Altimari, prefeito.

Também participaram da solenidade os vereadores Dalberto Christofoletti, Sérgio Calixto, Juninho da Padaria, Agnelo Matos e Geraldo Voluntário.