- Notícias

Júlio Lopes encaminha com a Secretaria de Estado programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Compartilhe:

Luiz Carlos Lopes, Cid Torquato e Júlio Lopes no Memorial da América Latina, em São Paulo

Definida para acontecer entre os dias 22 e 26 de setembro deste ano, a Semana Municipal dos Deficientes está na pauta de trabalho do vice-presidente da Câmara, Júlio Lopes. Na última quinta-feira, 21, o parlamentar esteve no Memorial da América Latina, em São Paulo, sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência onde reuniu-se com o adjunto Cid Torquato. Coordenador de projetos da pasta, Luiz Carlos Lopes participou do encontro.

O encontro na capital dá seqüência ao contato feito por Júlio Lopes com o secretário adjunto na cidade de Socorro, no mês passado, sede de mais uma Caravana da Acessibilidade organizada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp.

Na Capital, o vice-presidente da Câmara solicitou apoio da Secretaria de Estado na elaboração da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, projeto de autoria do ex-vereador Paulo Alberto Bortolin.

Em sua fala, Cid Torquarto parabenizou Júlio Lopes pelo trabalho em prol da causa dos deficientes e adiantou que a Secretaria de Estado vai disponibilizar para Rio Claro algumas ações a serem realizadas na Semana dos Deficientes.

“Vamos realizar workshop sobre a capacitação de professores para o trabalho com deficientes na área esportiva e também levaremos para Rio Claro a exposição itinerante do Memorial da América Latina”, confirmou Torquarto. Mais duas ações foram confirmadas pelo secretário adjunto ao vereador Júlio Lopes: desfile de moda inclusiva e palestra sobre a violência contra deficientes.

Coordenador de projetos da pasta, Luiz Carlos, na reunião, externou para Cid Torquato e Júlio Lopes que estará em Rio Claro para ministrar a palestra sobre a violência contra os deficientes. “A preocupação é em várias frentes. Cito por exemplo, a violência nas ruas contra os surdos que são confundidos no dia a dia principalmente por agentes de segurança”, observou.

Júlio Lopes que anualmente, a Semana da Pessoa com Deficiência conta com apoio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, o Padef, que através de Marinalva Cruz debate as questões relacionadas à inserção dos deficientes no mercado de trabalho. “Faltam alguns detalhes, mas, no geral a programação 2015 está quase completa”, disse o vice-presidente da Câmara de Rio Claro.