
Comissão da dengue requer operações permanentes para evitar novos surtos da epidemia
A epidemia de dengue entra na pauta do Parlamento Regional de Piracicaba a se reunir em Rio Claro na quinta-feira (14). A sessão legislativa será realizada no plenário da Câmara Municipal e integra vereadores representantes de 22 cidades da região. De Rio Claro os integrantes são quatro: João Zaine, vice-presidente, e os membros Geraldo Voluntário, Julinho Lopes e Raquel Picelli.
A sessão anterior foi realizada em Piracicaba com apresentação do painel “O Avanço da dengue nas cidades de abrangência do DRS-10”. A apresentação foi feita pela diretora do órgão, Maria Clélia Bauer. No mapeamento do surto endêmico na região estiveram listadas as cidades consideradas em estado de emergência pelo órgão estadual, entre elas Rio Claro. Em nível municipal o estado de emergência não chegou a ser decretado.
A fim de propor medidas de prevenção contra novos surtos, a Comissão Especial de Dengue do Parlamento Regional reuniu seus membros nesta quinta-feira (07) em Águas de São Pedro. O encontro conclui a pauta de temas a serem discutidos na plenária de Rio Claro. A vereadora de Limeira Érika Tank preside a comissão. O vereador Geraldo Voluntário é o relator. Os trabalhos reuniram os membros Maria de Fátima Scaranello, Fátima Celin, Valdir Gibim, Marco Antonio Berto e William Mantz.
Conforme o relator Geraldo Voluntário, “estamos propondo que as câmaras municipais que não tenham comissão de saúde instalem comissões especiais permanentes de prevenção e que os prefeitos sejam informados da decisão para um trabalho conjunto”.
Érika Tank encaminhou à pauta proposta de “capacitação e formação de vereadores em relação ao assunto” bem como a de distribuição de cartilha detalhando os procedimentos de saúde durante os períodos de surto.
Entre demais propostas retiradas pelos membros da comissão destacam-se acesso a informações sobre o desenvolvimento de vacina contra dengue, previsão orçamentária específica para controle de surtos e acesso a recursos especiais dos governos estadual e federal.
Presidido por Pedro Marcelo, de Iracemápolis, o Aglomerado Urbano de Piracicaba é composto pelas cidades Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro. A secretária é Veruska Ramanauskas
Propostas do plano de ação
– Histórico de dengue em cada município a cada ano.
– Publicação da eficácia das operações em curso para conhecimento da população e orientar a ação fiscalizadora dos vereadores.
– Balanço de custos das operações pelo número de atendimentos e casos confirmados.
– Estimativa de recursos aplicados das esferas municipal, estadual e federal.
– Conferência dos balanços e planificações com os conselhos municipais de saúde.
– Polo de comunicação social para orientação e atualizações.
– Exposição à Câmara Municipal do Plano de Contingência.
– Avaliação dos trabalhos realizados para potencializar futuras operações contra a dengue ou por outra necessidade.
– Ajuste das operações integradas pelas secretarias municipais afins.
– Estimativa do potencial utilizado por hospitais privados e rede pública.
– Ofícios encaminhados e recebidos da Sucen.