- Ação Social, Infraestrutura, Notícias

Legislativo destaca importância dos projetos sociais na formação das crianças

Compartilhe:

Verificar o resultado positivo na formação das crianças em decorrência da inserção em projetos educacionais oferecidos pela prefeitura municipal foi o motivo de visita da vereadora Raquel Picelli no Projeto Presença Esperança Sol Nascente.

De acordo com a coordenadora Zínia Maria Nunes, a proposta pedagógica baseia-se em um trabalho voltado às necessidades da criança, buscando conhecer os interesses e preferências, as dificuldades e facilidades, as características de seu grupo familiar e social; visa criar condições favoráveis para que a criança que já passa parte de seu tempo na escola regular, ao permanecer no horário extraescolar no projeto, se aproprie de momentos que possibilitem o seu desenvolvimento intelectual, social, físico e motor. Proporciona ainda a orientação de estudos, tarefas e trabalhos escolares.

Para a vereadora Raquel Picelli, que é presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Municipal, projetos como o Sol Nascente realizam um trabalho de inclusão valorizando os direitos básicos da população como: acesso à educação, alimentação, saúde e cultura.

“Além disso, o projeto possibilita envolver as famílias em programas de orientação sócio-familiar, com a finalidade de preservar o núcleo familiar e fortalecer os valores fundamentais para a formação o ser humano e do cidadão”, destaca a vereadora.

A linha pedagógica aplicada também é o diferencial. Para a coordenadora, o projeto segue os princípios da gestão democrática e tem por finalidade possibilitar um maior grau de autonomia aos funcionários e alunos de forma a garantir o pluralismo de ideias e iniciativa.

As crianças atendidas no Projeto são residentes nos bairros: Cervezão, Parque das Indústrias, Jardim São João, Parque São Jorge, Jardim Progresso, Jardim Independência, Jardim Ipanema, Bairro Do Sobrado, Jardim Hipódromo, Jardim Boa vista, Jardim Santa Clara, Jardim Floridiana.

Nesta mesma linha, Raquel Picelli destaca a implantação do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU),  localizado no bairro Mãe Preta. “Infelizmente alguns vândalos causaram prejuízos no local, mas sabemos que a maioria da comunidade respeita o espaço e quer mantê-lo preservado.”

O espaço multiuso no bairro Mãe Preta possui uma área de 8,2 mil metros quadrados, sendo que três mil metros são cobertos. Nele, a população também tem acesso a telecentro comunitário, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes.

São diretamente beneficiados com o CEU os bairros Mãe Preta, Vila Verde, Arco-íris, Vila Industrial, Jardim América, Jardim Vilage, Vila Cristina, São Miguel, Parque Residencial, Conjunto Residencial Oreste Armando Giovanni, Bandeirantes, Residencial Florença e Águas Claras, que serão diretamente beneficiados.

O terceiro setor é outro viés que vem ganhando força e servindo de apoio para o poder público no atendimento a diversos setores, contribuindo para uma sociedade mais justa e com acolhimento social. Para Raquel Picelli, a união entre as entidades e os agentes políticos representa um avanço para a construção de parcerias consolidadas entre poder público e sociedade civil organizada.