O ato oficial que definiu a inclusão de Rio Claro na Agenda Ambiental na Admnistração Pública, a A3P, reuniu no Gabinete do Executivo o prefeito Du Altimari, vice Olga Salomão, presidente da Câmara Municipal João Zaine, vereadores Júlio Lopes e Raquel Picelli e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento (Sepladema), Regina Ferreira na manhã da última terça-feira, 28. A comitiva local recepcionou a representante do Ministério do Meio Ambiente Mônica Rocha responsável pela implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, a A3P.
De acordo com Mônica a A3P trata-se de projeto do Ministério do Meio Ambiente que tem o objetivo de revisar padrões de produção e consumo bem como atuar na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da administração pública.
”Rio Claro está no caminho certo. É preciso incorporar a preservação do meio ambiente no dia a dia da administração pública”, disse a representante do governo federal. “Logo na primeira etapa gastos com água (incluindo galões), energia elétrica e materiais de escritório reduzem de forma significativa”, acrescentou.
Prefeito Du Altimari observou que cidades da região como Araras e Cordeirópolis sofrem efeitos da crise hídrica com medidas que incluem o racionamento de água enquanto Rio Claro não registra falta de água. “Fizemos a lição de casa. Investimos R$ 70 milhões e com isso reduzimos a perda de água tratada de 45% para 25%. Trocamos 120 quilômetros de tubulação, construímos sete novos reservatórios, em janeiro de 2016 teremos 100% de esgoto tratado e despoluímos o Ribeirão Claro”, pontuou.
João Zaine completou a fala do prefeito citando que Rio Claro, na área ambiental, conta com vala industrial em parceria com o setor privado, conta com diversas indústrias, entre elas a Whirpool que já não produzem mais resíduos sólidos e conta com diversas ações de educação ambiental voltada para estudantes. “Podemos afirmar com todas as letras que a administração municipal tem compromisso com o meio ambiente”, disse o presidente.
Para Raquel Picelli, a educação ambiental precisa ser incorporada na vida das pessoas. “A A3P vai influenciar o dia a dia da administração pública nos aspectos econômicos e de saúde. A preservação dos recursos naturais trata-se de uma obrigação. A crise hídrica que castiga a região Sudeste sinaliza para a necessidade da mudança de comportamento”, comentou a vereadora.
No encerramento das falas, o prefeito Du Altimari assinou o termo de adesão de Rio Claro ao programa A3P.