Um herói brasileiro. Desta forma, a Câmara Municipal prestou homenagem ao ex-combatente da Segunda Guerra Mundial Hercílio Vitti. A solenidade na manhã do último sábado, 25, nas dependências do Tiro de Guerra, no bairro do Estádio, teve à frente o presidente do Legislativo João Zaine.
A Câmara também foi representada pelos vereadores Dalberto Christofoletti – autor da indicação, Maria do Carmo Guilherme e Júlio Lopes. A vice-prefeita e secretária municipal de planejamento, Olga Salomão acompanhou os trabalhos. Os sargentos Romero e Natanael e os atiradores representaram o TG.
Em sua fala, João Zaine enfatizou que a homenagem a Hercílio Vitti não é apenas da Câmara Municipal mas sim de toda a comunidade rio-clarense. “Estamos diante da história viva!”, frisou o presidente ao lembrar do histórico de defesa da pátria do ex-combatente.
Para Dalberto Christofoletti a entrega da Medalha Honra ao Mérito Cidade Azul faz justiça ao trabalho desenvolvido por Hercílio Vitti ao longo de toda a sua vida com passagem pela Segunda Guerra Mundial. “Infelizmente, vivemos uma época marcada pela crise de valores. A vida do Hercílio deve servir de exemplo para a nossa e às futuras gerações. A cidade devia esta homenagem a ele e hoje estamos aqui para perpetuar a sua história”, disse.
Maria do Carmo resumiu o ato de Dalberto como indicação ilustre. “Falta civismo no país. Hoje, as pessoas estão muito individualistas. A vida de Hercílio mostra o quanto que os valores se perderam com o passar do tempo. Estamos diante de um herói que arriscou a própria vida pela pátria”, pontuou.
Júlio Lopes parabenizou Hercílio e todos os seus familiares presentes pela homenagem. Para o vice-presidente a história do ex-combatente retrata a importância do civismo. “Esta homenagem nos dá a oportunidade de retratar a coragem do homem que não deu às costas para a pátria ao ser convocado para a guerra”, resumiu.