Neste último domingo, dia 26, diversas atividades foram desenvolvidas em Rio Claro para comemorar o Dia do Ferroviário. A programação foi definida pela Câmara Municipal, representantes da Secretaria de Turismo, da União dos Ferroviários Aposentados (UFA) e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a ABPF.
Estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal João Zaine, a vereadora Maria do Carmo Guilherme e representantes da vereadora Raquel Picelli e do vereador Júlio Lopes.
De acordo com a vereadora Maria do Carmo Guilherme, autora da lei que instituiu o Dia do Ferroviário no calendário do município, as atividades programadas tiveram como objetivo principal resgatar a história através da exposição de fotografias, peças, placas entre outros materiais utilizados na época em que a ferrovia era realidade em Rio Claro.
“A nossa luta é para que a cidade possa contar com Museu Ferroviário bem como Trem Turístico. Não podemos permitir que a história da nossa ferrovia desapareça com o passar do tempo”, afirma a vereadora.
O Padre Pedroso e o Padre Bogaz realizaram uma missa em homenagem a todos os ferroviários que se dedicaram a seu trabalho em Rio Claro. Durante a celebração foi lembrado o abaixo-assinado que está sendo feito para que Rio Claro seja contemplado com o trem turístico.
Após a Missa, a vereadora Maria do Carmo Guilherme entregou Moções de Aplausos para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ao Grêmio Recreativo, a empresa Rumo/ALL, ao Sindicato do Ferroviário, a União dos Ferroviários Aposentados, ao presidente da Câmara Municipal João Zaine e ao secretário de Cultura Sergio Desiderá.
Outro ponto alto da celebração foi o vagão Carro Salão Bar que pertenceu originalmente à Estrada de Ferro Araraquara e começou a circular na década de 50. Quando a companhia foi incorporada pela Fepasa, o vagão passou a circular em Rio Claro e ficou na ativa até o final da década de 90. Após anos sem uso, o carro foi cedido à ABPF, que restaurou o vagão. Hoje o Carro Salão Bar possui balcão refrigerado, nova iluminação, ar condicionado, mesas, cadeiras e sofá, além de TV e aparelho tocador de DVD. Neste domingo, a população pode adquirir bebidas e usufruir o local.
A programação também contou com outras atividades importantes como a 4ª edição da Memória do Ferroviário com exposição e venda de peças. A apresentação da Banda União dos Ferroviários e da Seresta, além da comercialização de objetos da feira do artesanato.