As diversas ações da secretaria municipal de Agricultura nos últimos anos resultaram em manifestações positivas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na última semana, quando ocorreu reunião entre a vereadora Raquel Picelli, o secretário de Agricultura Carlos De Lucca, a secretária de Ação Social Luci Wendel, a diretora de Desenvolvimento Social Marta Ceccato e a chefe de gabinete do Ministro do MDA Fernanda Machiaveli.
Foram destacados os trabalhos desenvolvidos em Rio Claro citando principalmente a agricultura familiar. Raquel Picelli salientou o projeto de lei de sua autoria que institui no calendário oficial do município a Festa do Produtor Rural, que acontecerá em julho e poderá contar com a presença do Ministro Patrus Ananias.
A criação da Cooperativa dos Produtores Rurais foi fundamental e hoje é responsável pela produção e encaminhamento de seus produtos à Central de Abastecimento e Distribuição do município.
“Hoje, as pessoas da zona rural comercializam seus produtos para a merenda escolar e banco de alimentos. E isto só foi possível com o apoio de alguns vereadores e do poder Executivo.”
Para a vereadora Raquel Picelli, a implantação do certificado Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi outra ação da prefeitura que fortalece os produtores rurais. “O certificado proporciona oportunidades de concorrência para os pequenos e médios produtores e oferece a população um alimento de maior qualidade.”.
O secretário Carlos De Lucca informou que Rio Claro vai aderir ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Rio Claro é o segundo município do estado de São Paulo a obter condições técnicas para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA).
O relatório indicando que o Sistema de Inspeção Municipal de Rio Claro (SIM) está capacitado a aderir ao Sisbi/POA foi emitido pela fiscal federal de agropecuária, Andrea Moura, em visita à Secretaria Municipal de Agricultura.
Com a adesão, o município dará mais um importante passo na inspeção de produtos alimentícios industrializados na cidade, garantindo ao consumidor cada vez mais qualidade e segurança nos produtos certificados.
A vereadora ainda ressalta que o investimento do Governo Federal foi essencial na agricultura familiar. “Sair do investimento de R$ 400 milhões, há dez anos, para atingir a marca dos R$ 21 bilhões atualmente, foi um dos motivos para que Rio Claro tenha progredido na Agricultura.”
Cadastro Rural
A prefeitura está fazendo gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural dos proprietários rurais do município. O atendimento é gratuito e está acontecendo na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, na Avenida 58, 600, Jardim América, em frente à Unidade Básica de Saúde da Vila Cristina.
O cadastramento é obrigatório, independentemente do tamanho da área ocupada pela propriedade rural, e termina no dia seis de maio. Os dados serão enviados à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o cadastro vale para todo o território nacional. O objetivo é facilitar a localização das propriedades rurais.
Para fazer gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura os interessados devem agendar o atendimento por meio do telefone 3527-1428. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Os documentos exigidos para o preenchimento dos dados são a matrícula do imóvel, CPF e RG do proprietário, comprovante de endereço da propriedade rural e da residência na área urbana, se for o caso e Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR).