
Homenageados recebem medalhas no Plenário da Câmara Municipal
Reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. É com este objetivo que a Câmara Municipal, através de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Maria do Carmo, anualmente presta homenagens aos integrantes filiados à União dos Escoteiros do Brasil.
A solenidade realizada na noite da última quinta-feira, 23, no Plenário da Câmara foi presidida pelo vereador Júlio Lopes. A Mesa Principal contou também com: Ronan Augusto Reginatto, Grupo Escoteiro Marechal Rondon; Marina Chiode, Grupo Escoteiro Santa Cruz; Alexandre Banchi, comissário do 26º Distrito dos Escoteiros Rio Claro e vereador Agnelo Matos.
Em sua fala, Maria do Carmo Guilherme recordou-se da sua trajetória como escoteira e para os homenageados observou que a Câmara possui o Parlamento Jovem. “Todos que estão acima do 9º ano podem participar das atividades legislativas representando as suas escolas”, afirmou a vereadora. “Espero que um dia os filhos de vocês também se tornem escoteiros para que esta linda história possa se perpetuar”, acrescentou.
Ronan Reginatto destacou que os escoteiros trabalham em prol de um amanhã melhor. “Nestes dias difíceis, a chama da esperança mora em cada um que integra o movimento escoteiro”.
De acordo com Marina Chiode, a homenagem feita pela Câmara simboliza reconhecimento por tudo o que os escoteiros representam para a cidade ao longo das décadas. “O movimento existe por conta da perseverança de cada um de vocês. Gostaria de parabenizar não só os que ganharam as medalhas mas a todos que no dia a dia trabalham para manter a nossa chama viva”, disse.
Alexandre Banchi destacou os 60 anos do Marechal Rondon, completados neste mês, e antecipou os parabéns ao Santa Cruz pelos 50 anos que serão comemorados em setembro deste ano. “Elogio a iniciativa da Câmara de Rio Claro. A Medalha Mérito Escoteiro está servindo de exemplo que para outras cidades, como Rio Preto e Taubaté, possam instituir homenagens semelhantes”, frisou.
Agnelo Matos destacou a importância de ações coletivas ao comentar que as pessoas, infelizmente, estão se tornando muito individualistas. “Os escoteiros exemplificam bem o que é trabalhar em grupo em prol da coletividade”, assinalou.
Júlio Lopes sinalizou que entre todas as solenidades realizadas pela Câmara, as que homenageiam crianças e adolescentes merecem destaques especiais. “Hoje, o Poder Legislativo vive uma noite especial”, frisou.
No encerramento, Maria do Carmo Guilherme entregou para Ronan Reginatto Moção de Aplausou pelas seis décadas de trabalho do Grupo Marechal Rondon. “A Medalha de Mérito Escoteiro trata-se de uma oportunidade ímpar. Anualmente, grupo de escoteiros estará aqui neste Plenário para que a comunidade, através dos parlamentares, registrar esta justa homenagem”, completou a vereadora.
Os homenageados:
Lobinho: Caio Gasbarro
Lobinha: Júlia Aya Miiji
Escoteira: Letícia Alves Reginatto
Escoteira: Heloísa Ançanello
Guia: Larissa Tripeno Navas
Sênior: Ygor Denis Pascon
Pioneira: Midian Cristina Amâncio
Pioneiro: Afonso Henrique Stevanato Venâncio
Dirigente: Terezinha de L. Casagrande Bortolozo
Escotista: Conceição Aparecida Vitória Christofoletti