- Notícias

Comitiva de Rio Claro articula em Brasília recursos para Economia Solidária

Compartilhe:

Uma comitiva formada pela vereadora Raquel Picelli, a secretária de Ação Social Luci Wendel, a diretora de Desenvolvimento Social Marta Ceccato e o secretário de Agricultura Carlos De Lucca estiveram em Brasília para tratarem de projetos que beneficiam milhares de pessoas no município.

As autoridades se reuniram com as técnicas Anete Fidelis e Sherida Lima da Secretaria Nacional Economia Solidária (SENAES) para falarem sobre dois projetos específicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ação Social: o Projeto 004, referente fomento aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e o Projeto 003, que trata de ações integradas de Economia Solidária em Rio Claro.

“No Projeto 004, seis Agentes de Desenvolvimento em Economia Solidária (ADES) estão mapeando os catadores que exploravam o Aterro Sanitário de Rio Claro, incentivando-os a participar de ações sociais desenvolvidos por diversas secretarias.

Estas ações têm por objetivo incentivar os catadores a ingressar no Ensino de Jovens e Adultos – EJA e em cursos do Pronatec, orientar sobre confecções de currículos, sobre meio ambiente e também promover a inserção cultural”, destaca Luci Wendell

Atualmente já não existem catadores no Aterro Sanitário: eles foram convidados a juntar-se à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitavel de Rio Claro/SP – Cooperviva, a inserir-se a outros programas similares ou mesmo a voltar ao mercado de trabalho, em busca de uma vida mais digna e sadia. Além de serem orientados na confecção de currículos, muitos catadores foram encaminhados a empresas parceiras, com grande número de contratações.

Raquel Picelli explica que em decorrência da abrangência e importância do projeto, os representantes de Rio Claro solicitaram um aditivo para auxiliar na ampliação do barracão da Cooperviva localizado no Distrito Industrial. As técnicas do SENAES sinalizaram de forma positiva para esta demanda.

Outra frente de trabalho desenvolvida pelo Projeto 004 foi o mapeamento dos carrinheiros do município. Nos cinco territórios dos CRAS já trabalhados (CRAS Região Bonsucesso/NovoWenzel, Região Mãe Preta, Região Bandeirantes e Região Independência, foram mapeados 109 carrinheiros.

Esses carrinheiros participam de Encontros sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde são orientados e conscientizados sobre o valor do trabalho do catador para a preservação do meio-ambiente. Posteriormente será feita uma assessoria aos catadores para orientá-los e incentivá-los a juntar-se à Cooperviva.