A Câmara Municipal de Rio Claro recebeu na noite desta quinta-feira, dia 9, a palestra sobre autismo com Anita Brito e Nicolas Brito Sales. A organização foi do grupo Cuidare, por meio da psicóloga Ana Paula Pessenda.
O Poder Legislativo foi representado pela vereadora Maria do Carmo Guilherme, que é autora do projeto que institui em Rio Claro, o Dia do Autismo. Maria do Carmo destacou a importância da palestra e como é positiva para Rio Claro. “Já adianto minha vontade de trazê-los novamente para Rio Claro, desta vez com mais foco para a rede pública de educação. Aproveito e agradeço a servidora Patrícia Rosalem que representou a secretaria municipal de Educação”.
Em uma palestra descontraída e informativa, diversas temáticas dentro do assunto autismo foram desenvolvidas. A mãe revelou que começou a perceber que Nicolas era uma criança muita calma, que não chorava e não interagia. Porém, ela contou que demorou para que tivesse certeza de que o filho era autista. “Os médicos não diziam que ela autismo. Mas como sou professora e já tinha trabalhado com crianças autistas fui observando o comportamento de meu filho. Quando entravamos em um loja de brinquedos ele ficava apático; via que tinha algo diferente.”
Ana Paula foi detalhando como incentivava para o desenvolvimento do filho e quais técnicas utiliza. “É importante destacar que cada criança tem o seu tempo de aprendizagem e desenvolvimento.”
Nicolas, que tem 16 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio, também contou que nunca gostou de brincar com outras crianças. “Vivo no meu mundo”. O adolescente ainda destaca que assim como qualquer outro garoto de sua idade tem mais afinidade com algumas matérias na escola. “Gosto da prática dos estudos.”
A mãe ainda enfatiza que Nicolas está matriculado em uma escola normal. “Ele vai até onde consegue; depois entramos com aulas complementares quando necessário. Aproveito para salientar que se a direção de alguma Instituição de Ensino ou professores não aceitarem, troquem de escola.”
Explicar para o filho que ele é autista é uma das recomendações de Ana Paula. “Esconder é a pior coisa. A criança terá mais chances de ser rotulada e sofrer bylling.”
Após a palestra, Nicolas deu autógrafos aos presentes que adquiriram o livro “TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível”, no qual é co-autor.
Sobre a autora
Anita Brito é escritora do livro “Meu filho ERA autista – A história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (São Paulo, 2012) e do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível (São Paulo, 2014). É Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP. Bacharel em Tradução, também pela PUC-SP, trabalha como professora desde 1990 e como consultora e tradutora desde 1995. É palestrante juntamente com seu filho Nicolas, autista de 16 anos. Juntos percorrendo o Brasil, ambos falam de autismo, superação e inclusão escolar. Atualmente, administra três blogs sobre autismo e da workshops, palestras e cursos de capacitação sobre “Autismo e Inclusão”. Seu primeiro livro foi recentemente premiado com o IX Prêmio Orgulho Autista.
Nicolas Brito Sales nasceu aos 26/02/1999, na cidade de São Paulo. É estudante regularmente matriculado no Ensino Médio e palestrante. Desde 2011, Nicolas, juntamente com sua mãe, percorre vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular. Nicolas pretende ganhar a vida trabalhando como fotógrafo, mas considera mudar de atividade de acordo com seus interesses. Em 2014, foi co-autor do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível.