Foi confirmada nesta quinta-feira,09, que Rio Claro receberá médico da Polícia Militar para colaborar com os trabalhos do município no combate a dengue. A informação foi divulgada pela vereadora Maria do Carmo Guilherme.
A parlamentar destaca que a vinda do profissional de saúde foi viabilizada após requerimentos direcionados à Fundação Municipal de Saúde e ao deputado federal Ricardo Izar para ele intercedesse junto a secretaria estadual de Saúde para a pasta enviasse médicos à Rio Claro.
“No final do mês passado a secretaria do estado de São Paulo informou que iria intensificar as ações de prevenção e combate á dengue. Serão 500 agentes contratados e em parceria com a Polícia Militar, 30 médicos serão encaminhados. Como Rio Claro vive uma epidemia de dengue solicitei que o município fizesse parte desta ação. Já conseguimos viabilizar a vinda de um médico, mas continuaremos articulando com o deputado Ricardo Izar a possibilidade mais médicos e também agentes de saúde”, enfatiza a vereadora Maria do Carmo Guilherme
Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, 30 dos 645 municípios paulistas concentram dois terços dos casos confirmados de dengue no estado de janeiro até o dia 20 de março. A cidade de Sorocaba lidera a lista e a capital está em quatro lugar. De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), nesse período o estado contabilizou 80.283 casos autóctones (com origem no próprio local) confirmados, o correspondente a 191 infecções por 100 mil habitantes. Em todo o ano passado foram confirmados 196,8 mil casos.
As informações do Sinan mostram que 128 municípios não tiveram nenhum caso confirmado e 178 cidades tiveram dez ou menos ocorrências. Neste ano foram registradas 70 mortes pela doença em São Paulo, o que representa 0,08% dos casos confirmados. Em 2014 ocorreram 90 mortes.