A aplicação do Decreto Legislativo que institui a Semana da Mulher em Rio Claro neste ano contou com programação especial no mês março. Nesta quarta-feira, dia 01, foi feita entrega da Carta das Mulheres, no Gabinete do Executivo, a vice-prefeita Olga Salomão.
Fizeram parte da mesa principal, a coordenadora da Semana da Mulher de 2015, a vereadora Raquel Picelli, a vereadora Maria do Carmo Guilherme, a secretária de Ação Social Luci Wendell, a assessora de Referência e Atendimento à Mulher, Bel Rezende, a advogada Ionita Krugner (representando OAB) e Roseli Correa (CREAS)
A Carta das Mulheres é um documento oficial que contêm as ações que precisam ser implantadas na cidade para garantir os direitos do gênero, além de possuir as conquistas.
Bell Rezende destacou a importância do documento para fortalecer o trabalho na garantia dos direitos da Mulher. Ionita Krugner salientou que as demandas que constam na Carta das Mulheres foram pesquisas feitas in loco nos bairros.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou a necessidade Ed maior divulgação dos serviços municipais. “Muitas pessoas ainda não conhecem os trabalhos dos Cras, Creas e Cram.”
Raquel Picelli pontuou algumas das ações que foram desenvolvidas neste mês. “Foram realizados debates sobre parto humanizado e o papel das doulas, a importância da participação da mulher na política e violência contra a mulher. Além disso, cada secretaria deve ter um olhar para a questão de gênero ao planejar o orçamento.”
Após receber da mão da vereadora Raquel Picelli, a vice-prefeita Olga Salomão salientou que as demandas relatadas do documento são da base. “As solicitações foram feitas pelas pessoas dos bairros, que sabem o que precisam no dia a dia.”
Olga ainda destacou que no ano que vem aguarda a presença de todas as secretarias do município, para que cada uma das pastas tenha comprometimento com a população.