- Mulher, Notícias

Parto humanizado e participação das mulheres na política

Compartilhe:

Dados demonstram que 52% das mulheres optam pela cesárea e 48% pelo parto normal, isto unindo a rede pública e privada. Quando se relata apenas a área particular o número de cesáreas alcança 85%, porcentagem extremamente elevada.

Diante deste cenário, a Câmara Municipal de Rio Claro realiza nesta sexta-feira, dia 27, às 14h, no Salão Nobre, Roda de Conversa sobre o tema: “Humanização do atendimento ao Parto Humanizado e Recepção de Recém Nascido no Município.”

De acordo com as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme,o objetivo é reverter o alto índice de cesáreas e articular para que o município tenha a Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto..

As vereadoras defendem o conceito de parto humanizado e vem atuando no cenário político para que Rio Claro tenha uma Casa do Parto. A proposta das casas de parto é ser diferente dos hospitais. O ambiente é mais acolhedor, lembra uma residência e não uma sala de cirurgia e só são aceitas gestações de baixo risco.

“Muitas mulheres são submetidas a intervenções desnecessárias, causando grande desconforto e impossibilitando um vínculo afetivo mais restrito com o bebê”, enfatizam.

Participação da Mulher na política

Outra atividade da Semana da Mulher acontecerá, às 19h30, no auditório das Faculdades Claretianas e será um debate sobre a Participação Política da Mulher com a presença da deputada federal Ana Perugini, a presidente do PMDB sudeste Kátia Lobo e da vice-prefeita de São Paulo Nádia Campeão. A vice-prefeita de Rio Claro Olga Salomão será a mediadora.

Nas eleições de 2012, as mulheres ocuparam somente 11,8% das prefeituras, e as vereadoras corresponderam a 13,3% do total de assentos.

Na última legislatura, foram eleitas 47 deputadas federais e sete senadoras, o que representa menos de 10% do total de congressistas. As mulheres correspondem a 4,5% da composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o que corresponde, em termos absolutos, a uma mulher entre 22 cargos de direção.

Além destas programações acontecem ainda Café da Tarde com as colaboradoras da limpeza urbana da Alt Tec e Eco Sistem com o supermercado Enxuto e desfile de moda no Sest Senat, às 19h30.