- Infraestrutura, Notícias

OAB-RC dá início ao abaixo-assinado para retorno do trem de passageiros

Compartilhe:

O abaixo-assinado pelo retorno do trem de passageiros a Rio Claro foi lançado oficialmente pela OAB local na manhã desta sexta-feira (27) na sede da instituição. O evento foi conduzido pela presidente da ordem, Rosa Catuzzo, e coordenado por Irineu Carlos de Oliveira Prado, organizador do documento.

O ato foi marcado pela assinatura dos componentes da mesa, deputado Aldo Demarchi, vice-prefeita Olga Salomão, o presidente da Câmara Municipal João Zaine, o coordenador regional da mobilização vereador Geraldo Voluntário, o presidente do Parlamento do Aglomerado Urbano de Piracicaba Pedro Marcelo, o presidente da Câmara de Cordeirópolis David Bertanha, o diretor do CIESP Assed Bittar Filho e os vereadores Julinho Lopes, de Rio Claro, e Doutor Júlio, de Limeira.

A expectativa do movimento é entregar o documento ao governador Geraldo Alckmin para inclusão de Rio Claro no projeto estadual que prevê a retomada do trem de passageiros até Americana. “Já estivemos com o secretário de Planejamento, temos agenda com o Secretário do Transporte Metropolitano, mas vamos solicitar agenda com o governador”, explicou o deputado Aldo Demarchi.

Rosa Catuzzo e Irineu Prado historiaram a iniciativa da OAB por mobilizar o município com o objetivo de “sensibilizar as autoridades pela causa de Rio Claro”, conforme a presidente. O vereador Geraldo Voluntário agradeceu à presidente da OAB pela oportunidade de coordenar a mobilização regional através das câmaras municipais.

A vice-prefeita Olga Salomão entregou a primeira lista de assinaturas coletadas. Ela sugeriu a elaboração de lista especial de prefeitos e vereadores da região. O presidente da Câmara Municipal João Zaine assinalou a participação de entidades de classe, clubes de serviço, sindicatos e lojas maçônicas. Ele manifestou o apoio de vereadores ao destacar Geraldo Voluntário como o primeiro a ter iniciativa pela mobilização.

O presidente do Parlamento Regional de Piracicaba Pedro Marcelo F. de Campos anunciou que “somos 22 cidades e apoiamos o movimento de Rio Claro”. O presidente da Câmara Municipal de Cordeirópolis David Bertanha relatou “a população de Cordeirópolis está empenhada, aprova e torce pela causa”. Ele esteve acompanhado da vereadora Fátima Marina Celin. O vereador de Limeira Doutor Júlio avaliou que “o Brasil está atrasado em relação à Europa e Estados Unidos na questão do uso do trem e esperamos mudar isso”.

O diretor do CIESP, Assed Bittar Filho garantiu que “somente a união de esforços garante bons resultados” ao elogiar a integração de Rio Claro e região por motivo de relevante importância.  Ele confirmou que o segmento industrial já deu início à coleta de assinaturas.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Desiderá, abordou a questão sob o ponto de vista do planejamento urbano. “Futuramente a região contará com aeroporto, que precisará estar integrado ao transporte ferroviário também regional, com ramificações a partir de Rio Claro”.

A reunião foi concluída com convocação de grupo de trabalho para organizar a distribuição do abaixo-assinado e coleta de assinatura. Geraldo Voluntário informou que atendendo à sua solicitação o Doutor Júlio agendou participação dele e Irineu Prado na sessão legislativa da Câmara Municipal de Limeira na segunda-feira, dia 6. Outros agendamentos incluem participações nas câmaras de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Araras, Santa Gertrudes e outras cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba.