- Notícias, Saúde

Academia adaptada leva nome de “Cauê Zavarelli Casolli”

Compartilhe:

A academia adaptada inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 24, no Lago Azul, para atender pessoas com deficiência recebeu o nome de Cauê Zavarelli Casolli. A iniciativa foi do vereador Julio Lopes, por meio de projeto de lei.

A Câmara Municipal esteve representada pelo autor da propositura e pelos vereadores Agnelo Matos e Dalberto Christofoletti. O secretário de Esportes Reginaldo Breda e o prefeito Du Altimari, a mãe de Cauê, Marcia Zavarelli, o pai Marcel Cassali e outros familiares também prestigiaram a homenagem.

Para Júlio Lopes, que por meio do trabalho como diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, acompanha ações em prol dos deficientes através das reuniões mensais da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, a academia adaptada é uma conquista da cidade e a homenagem ao Cauê também simboliza nosso respeito a todas as pessoas com deficiência.

“Quero agradecer quatro pessoas em especial que trabalharam para viabilizar a instalação desta academia em Rio Claro: a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, secretário-adjunto Cid Torquato, o presidente da Uvesp Sebastião Misiara e o governador Geraldo Alckmin. Atualmente, são aproximadamente 9 milhões de pessoas com deficiência no estado de São Paulo e esta é a 32ª academia adaptada inaugurada no estado. ”

De acordo com a prefeitura, a academia adaptada conta com dez equipamentos, sendo eles: máquina de tríceps, máquina de bíceps, máquina de supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, máquina twist, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho e bicicleta de mão.

Júlio Lopes aproveitou a presença do prefeito para solicitar o apoio em relação a vinda Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania para Rio Claro este ano. “Temos de unir forças, a inclusão seja um processo permanente na vida dos deficientes. Eles têm capacidade profissional e muita disposição para romper barreiras em busca de vitórias no dia a dia”, disse o parlamentar.

Outros dois pontos foram ressaltados pelo vereador: a necessidade de reforma do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória e o atendimento para pessoas com mais de 18 anos.

O vereador já manifestou em outras ocasiões ser fundamental a criação de um departamento específico para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Vários municípios do Estado já criaram um departamento que atua exclusivamente para o desenvolvimento de políticas voltadas à acessibilidade, em concordância com a Lei 12.587. Não podemos ficar para trás, Rio Claro precisa implantar o seu o mais rápido possível”, cobrou o vereador.