- Economia, Educação, Emprego, Infraestrutura, Notícias

Zaine busca apoio das concessionárias de veículos em prol de ação ambiental via plantio de árvores

Compartilhe:

Buscar ações ecologicamente corretas que possam melhorar o meio ambiente de Rio Claro. A partir deste ponto, o presidente João Zaine, com apoio da equipe técnica da Câmara Municipal, reuniu-se na tarde de terça-feira, 17, com representantes das concessionárias Ápia Veículos, Civesa, Fiat Viviani, Ford Báltico, Honda Aversa e Toyota.

A secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Sepladema) Regina Ferreira da Silva e a advogada Carol Palma da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Rio Claro) também participaram do encontro.

De acordo com Zaine, responsável pela elaboração do projeto que será votado pelo Plenário da Câmara, a proposta inicial consiste em buscar apoio das concessionárias para que uma árvore possa ser plantada a cada veículo comercializado.

“O

Dia Mundial do Meio Ambiente comemora-se anualmente em 5 de junho. Defendemos que no mês de junho a campanha seja mais efetiva e nos demais meses o recebimento e plantio de árvores seja facultativo”, explicou o presidente da Câmara.

De acordo com a equipe técnica da Câmara, o convite para as concessionárias foi definido a partir do estudo que aponta os veículos automotores como um dos principais emissores do Dióxido de Carbono, principal agente influenciador do aquecimento global.

As concessionárias argumentaram que os veículos zero quilômetros comercializados contam com mecânica moderna capaz de reduzir de forma significativa os poluentes que são lançados no ar. Mesmo assim, o grupo avaliou como positiva a iniciativa de João Zaine e prontificou-se a colaborar.

Entre as sugestões das concessionárias estão:

– Entregar a muda de árvore e fazer cadastro para que a pessoa que adquiriu o veículos zero quilômetro seja orientada a agir com responsabilidade no que diz respeito ao plantio;

– Como muitos clientes residem em apartamentos, o município pode definir algumas áreas que necessitam de replantio para que as pessoas possam levar as mudas;

A secretária Regina Ferreira observou que além de plantar se faz necessário cuidar destas mudas por dois anos. “Caso contrário a árvore acaba morrendo”, alertou.

Carol Palma defendeu, no encontro, a criação de um cartão ou selo verde municipal para que se possa criar um vínculo entre a campanha e a pessoa que adquire veículo nas concessionárias. “O município pode buscar parcerias para viabilizar benefícios às pessoas que possuem o selo verde”, disse a advogada.

Encerradas as falas, João Zaine comprometeu-se a formatar um pré-projeto o qual será submetido as concessionárias antes de ser protocolado na secretaria da Câmara para que possa ter trâmites normais até à sua votação.

Participaram da reunião: Mônica Cristina de Moura Chioli, Ápia Veículos; Vanderlei Piccin, Civesa; Maria Inês, Fiat Viviani; Norberto Felizi, Ford Báltico; César Sturion, Honda Aversa; Eduardo Amalfi, da Toyota; Luciana Viana e Bruno Henrique Souza de Oliveira, equipe técnica da Câmara Municipal.