- Economia, Infraestrutura, Notícias

Em apresentação para Frente Parlamentar de Mobilidade Humana, secretário destaca redução de acidentes após instalação de radares

Compartilhe:

A Frente Parlamentar de Mobilidade Humana e Prevenção de Acidentes da Câmara Municipal de Rio Claro convidou esta semana o secretário de Mobilidade Urbana José Maria Chiossi para explanar o que a pasta vem desenvolvendo para prevenir acidentes.

De acordo com o vereador Anderson Christofoletti, presidente da Frente, as estatísticas demonstram que o município tem um alto índice de acidentes, por isso, a Câmara Municipal teve a iniciativa de debater e propor ações que visem preservar à vida. O presidente do Legislativo, João Zaine, esteve na reunião e destacou que a boa comunicação entre a Câmara Municipal e a secretaria propicia resultados positivos para a população.  Os vereadores Paulo Guedes e Júlio Lopes também participaram da apresentação.

José Maria Chiossi divulgou que em 2013, Rio Claro registrou 3.275 acidentes e em 2014, foram 2.625. Para o secretário, um dos fatores que colaborou com a diminuição de acidentes foi a instalação de radares que entraram em funcionamento em março do ano passado. Mas ele indaga que somente os radares não adiantam, “a fiscalização também é fundamental. A Polícia Militar aplicou 965 autuações em 2014 e a Guarda Civil Municipal aplicou aproximadamente 6.800. Sabemos que o orçamento do município é apertado, mas para conseguirmos um resultado mais eficaz, precisaríamos ter agentes de trânsito.”

As intervenções realizadas pela prefeitura em pontos estratégicos também estão colaborando com a redução de acidentes. “Percebemos que na Rua 9 com a Avenida 29; na Av. 80 A, assim como na Av. 50 A, tivemos grande redução de ocorrências. “

Chiossi ainda destacou que está em fase de elaboração o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. “O projeto será dividido em oito blocos. Cada um destes blocos será debatido amplamente e minuciosamente com a sociedade civil e vereadores. A População poderá opinar e manifestar suas sugestões.”

Sobre o assunto, o vereador Anderson Christofoletti se mostrou preocupado com o prazo para aprovação do projeto pela Câmara Municipal. “Este é um tema extremamente importante, que precisa ser analisado com cautela”. Chiossi se comprometeu que nada será feito com correria.

Representantes de empresas localizadas no Distrito Industrial também participaram da reunião e destacaram algumas ações conjuntas com o poder público e enfatizaram que já adotaram um sistema para a saída de funcionários para que não saiam todos de uma vez.

A Avenida dos Estudantes, a Avenida 14 com Trancredo Neves e Avenida 2JF com M25 também foram pontuadas como problemáticas ao secretário. Chiossi diz que estes pontos estão sendo analisados e informou que já existe projeto para duplicação para Avenida dos Estudantes.

O presidente da Frente Parlamentar encerrou a reunião ressaltando que convidará novamente o secretário para tratar de outras duas pautas: valetas e lombadas.