A Câmara Municipal de Rio Claro, por iniciativa da vereadora Raquel Picelli, participou nesta quinta-feira, dia 05, da ação “Hora do Combate à Dengue”, acionada pela prefeitura com a participação da Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) e Comissão da Agenda Ambiental A3P. A atividade foi desenvolvida pela Coordenadora do Programa de Combate à Dengue Kátia Curado.
A programação teve como objetivo orientar e tirar dúvidas dos funcionários sobre como combater a dengue e multiplicar as informações. A coordenadora explicou que todos precisam estar atentos sobre possíveis criadouros. “Vaso sanitário, Box do banheiro, vasilha do cachorro, tudo isso pode ser local para criadouros.”
Um larvicida foi ensinado aos funcionários para pingar nos espaços que propícios a criadouros. A receita é: 60 cravos da índia para uma xícara de água.
Raquel Picelli reforçou a necessidade de todos se unirem, pois Rio Claro vive um período crítico em relação à doença. O vereador Geraldo Voluntário também solicitou a Katia Curado informações sobre como o Legislativo pode colaborar ainda mais com o município.
Funcionários aproveitaram a oportunidade para relatar alguns locais abandonados que precisam ser vistoriados. A coordenadora destacou que a Justiça de Rio Claro autorizou a ação dos agentes de saúde em casas fechadas, abandonadas e onde há resistência ao trabalho de prevenção e combate à dengue.
O juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública, Dr. André Antonio da Silva Alcantara, acatou ação civil pública movida pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde, que solicitava a permissão para as equipes de combate adentrarem todas as residências com dificuldades de acesso.
É importante divulgar também que o Centro de Triagem e Hidratação da dengue, instalado na Avenida 26 esquina da Rua Samambaia, no bairro de Santana, em Rio Claro, terá atendimento também aos sábados e domingos das 7 às 17 horas.
A população pode colaborar também ligando para o 156 e denunciando locais que estão com criadouros.
“Hora do Combate à Dengue”
No dia 5 de março, as escolas públicas municipais e estaduais, bem como os estabelecimentos privados de ensino estarão envolvidos. A ação programada foi detalhada em reunião da qual participaram diretores e representantes de todas as escolas estaduais do município, mais os representantes de algumas escolas privadas. Reunião com a mesma finalidade já tinha ocorrido anteriormente com diretores das escolas da rede municipal. Na oportunidade, a coordenação da “Hora do Combate à Dengue” pediu o empenho das direções das escolas no sentido de divulgar e orientar os alunos sobre práticas que ajudam a prevenir a doença, como a eliminação dos criadouros dos mosquitos transmissores.
A ação teve parte prática, com a realização de mutirões dentro e no entorno das escolas para identificar e erradicar possíveis criadouros do inseto. Pais de alunos serão convidados para participar das iniciativas previstas, que serão realizadas nas escolas em três períodos: das 8 às 9h30, das 15h30 às 17 horas e das 19 às 20 horas.